dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo analisar a avaliação de desempenho nas instituições públicas do Estado de Minas Gerais, com foco principal na elaboração e execução da avaliação de desempenho na Superintendência Regional de Ensino (S.R.E) de Uberlândia. A pesquisa realizada buscou identificar a forma como a instituição estudada desenvolve o processo avaliatório de acordo com a legislação vigente a respeito do assunto. Outro fator analisado no trabalho foi identificar a percepção dos servidores a respeito da eficiência e eficácia do processo de avaliação de desempenho na S.R.E Uberlândia, bem como sua validade legal e o cumprimento ou não de seus objetivos. Para tal constatação, foram aplicados quarenta questionários aos servidores da instituição, utilizando a técnica não probabilística de amostragem por conveniência, como também análise documental da legislação que rege o assunto abordado. Foi utilizada também técnica de observação como ajuda para a elucidação dos fatos. Na análise dos dados coletados foi possível perceber que os servidores não acreditam na eficácia e eficiência do processo de avaliação de desempenho, e ficou claro a falta de conhecimento a respeito da legislação e o anseio para que o processo se torne mais transparente e impessoal. Apesar da instituição elaborar e executar todo o processo seguindo rigorosamente a legislação atual, os resultados demonstram que a avaliação de desempenho está longe de ser uma ferramenta capaz de auxiliar os gestores e impactar em motivação e melhoria na qualidade do trabalho executado. | pt_BR |