dc.description.abstract | O objetivo do presente estudo foi abordar a percepção do servidor público desde o ofício e o
que de fato é proporcionado ao cidadão, na perspectiva da gestão pública. No âmbito da
administração pública, o servidor atua como elo de ligação entre o Estado e a sociedade.
Sendo papel desta categoria profissional receber os contribuintes, acolher suas demandas e
caso não possa atendê-las, acompanhá-los ao setor específico à suas necessidades. Sendo
assim, o servidor público pode representar peça fundamental para garantir a administração
ideal do Estado. O desempenho de um serviço público para que seja eficaz e atinja as
necessidades da população, requer de seu servidor, a compreensão das diretrizes e políticas
que constituem o serviço. Nesta perspectiva, para prestar um serviço com dignidade, o
servidor necessita, primeiramente, possuir conhecimento sobre os serviços oferecidos.
Destaca-se ainda, a motivação do profissional, como parte fundamental para a eficácia do
atendimento no serviço público. De acordo com a literatura, a motivação compreende parte
intrínseca do indivíduo, em contrapartida, outros estudos, evidenciam que a motivação tratase de uma confluência entre a porção intrínseca e extrínseca do indivíduo. Estudos apontam a
importância da motivação no serviço público e de se encontrar metodologias que aprimorem o
atendimento aos cidadãos, uma vez que estes mantêm em funcionamento o complexo
burocrático do estado através de seus tributos. Durante a elaboração deste trabalho, verificouse a necessidade de investimentos em educação aos servidores públicos para sua qualificação,
dotando-o de uma compreensão clara sobre gestão e políticas públicas, reafirmando sua
atuação como elo entre os direitos civis e as atribuições estatais. | pt_BR |