dc.description.abstract | Com o advento das reformas administrativas no Brasil, foi instituída a avaliação de
desempenho, um mecanismo cujo principal objetivo é controlar a qualidade dos serviços
prestados por cada servidor de uma empresa ou instituição. Desta forma este trabalho aborda a
temática referente à avaliação de desempenho do servidor público e as influencias deste
mecanismo na qualidade profissional do servidor. Para tanto realizou-se uma pesquisa
bibliográfica acerca do tema, seu conceito e legislações vigentes, para dar embasamento a
aplicação de um posterior questionário para levantamento de dados com funcionários da
Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia – SRE/MG, por meio do qual se pode
constatar que alguns servidores demonstram insatisfação com o processo de avaliação de
desempenho, não a consideram eficaz, e, todos os outros dados coletados por meio do
questionário indicaram a necessidade de modificações no processo de avaliação de desempenho
do servidor público; algumas sugestões de mudanças foram mencionadas pelos servidores
entrevistados e entre elas se destaca a necessidade de acompanhamento individualizado da
atividade do servidor com base nas falhas indicadas pela avaliação de seu desempenho a fim de
aprimorar sua atividade profissional. | pt_BR |