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    O PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL COMO INSTRUMENTO DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

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    TCC - ESP GES PUB (VERSÃO FINAL - PÓS-BANCA) - Paulo Eduardo.pdf (371.4Kb)
    Data
    2018-09-15
    Autor
    Paulini, Paulo Eduardo
    Metadata
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    Resumo
    Com os avanços científicos e tecnológicos, as sociedades evoluíram para a atual era do conhecimento e da informação. Proporcionar o acesso universal a uma educação de qualidade tem se tornado, cada vez mais, um desafio às agendas políticas nacionais. Nesse contexto, foi criado o Sistema Universidade Aberta do Brasil, política pública social distributiva desenvolvida a partir da convergência de esforços empreendidos pelos diversos entes federativos brasileiros e por instituições públicas de ensino superior, com o intuito de democratizar a educação superior pública. Esta pesquisa parte dos conceitos de políticas públicas sociais e educação a distância com o objetivo de responder à seguinte questão: a Universidade Aberta do Brasil, enquanto política pública socioeducacional criada com o objetivo maior de expandir e interiorizar a oferta da educação superior no país, tem se apresentado como um instrumento eficaz de democratização do ensino superior público, gratuito e de qualidade? Para responder a essa problematização e alcançar o objetivo geral da pesquisa, utilizou-se de uma pesquisa teórica bibliográfica de natureza descritiva, adotando-se a técnica da pesquisa documental para a coleta de dados e a análise de conteúdo de Bardin (apud CÂMARA, 2013) para se apresentar e discutir os resultados. Os resultados mais relevantes indicam que o Sistema UAB tem sido eficaz no que se refere à ampliação e interiorização da oferta de ensino superior público federal, firmando-se como política compensatória, sobretudo para as comunidades de menor porte. No entanto, merecem maior análise questões relacionadas à efetividade dessa política pública, no sentido de se verificar o impacto transformativo proporcionado pela UAB nas regiões atendidas pelo Sistema.
    URI
    http://hdl.handle.net/123456789/188
    Collections
    • Trabalho de Conclusão de Curso

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