O PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL COMO INSTRUMENTO DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
Resumo
Com os avanços científicos e tecnológicos, as sociedades evoluíram para a atual era do conhecimento e da informação. Proporcionar o acesso universal a uma educação de qualidade tem se
tornado, cada vez mais, um desafio às agendas políticas nacionais. Nesse contexto, foi criado o
Sistema Universidade Aberta do Brasil, política pública social distributiva desenvolvida a partir
da convergência de esforços empreendidos pelos diversos entes federativos brasileiros e por
instituições públicas de ensino superior, com o intuito de democratizar a educação superior
pública. Esta pesquisa parte dos conceitos de políticas públicas sociais e educação a distância
com o objetivo de responder à seguinte questão: a Universidade Aberta do Brasil, enquanto
política pública socioeducacional criada com o objetivo maior de expandir e interiorizar a oferta
da educação superior no país, tem se apresentado como um instrumento eficaz de democratização do ensino superior público, gratuito e de qualidade? Para responder a essa problematização
e alcançar o objetivo geral da pesquisa, utilizou-se de uma pesquisa teórica bibliográfica de
natureza descritiva, adotando-se a técnica da pesquisa documental para a coleta de dados e a
análise de conteúdo de Bardin (apud CÂMARA, 2013) para se apresentar e discutir os resultados. Os resultados mais relevantes indicam que o Sistema UAB tem sido eficaz no que se refere
à ampliação e interiorização da oferta de ensino superior público federal, firmando-se como
política compensatória, sobretudo para as comunidades de menor porte. No entanto, merecem
maior análise questões relacionadas à efetividade dessa política pública, no sentido de se verificar o impacto transformativo proporcionado pela UAB nas regiões atendidas pelo Sistema.