QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA
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Data
2018-09-15Autor
Kaminise, Verônica Oliveira
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Nas últimas décadas, a questão sobre a satisfação, o bem-estar e as relações de trabalho tornaram-se mola mestra em algumas organizações. Nesse contexto, surgiu o conceito de Qualidade de Vida no Trabalho – QVT que é utilizado para compreender as dinâmicas das relações de trabalho, sendo um conceito que é muito discutido e trabalhado nas empresas no setor privado, uma vez que elas já vislumbraram a importância dessa temática na busca da excelência e na eficiência da melhoria dos processos de gestão. Entretanto, verifica-se que essa temática no contexto do setor público ainda é escassa. Nesse sentido, verifica-se que QVT necessita ser mais analisada e discutida, pois o setor público também preza pela eficiência e melhoria dos processos de gestão. Para tanto, este trabalho de conclusão de curso tem como escopo compreender a percepção dos professores de uma escola pública, situada na região do Alto Paranaíba, sobre a Qualidade de Vida no Trabalho – QVT. Nesse sentido, essa pesquisa é relevante por configurar com uma contribuição para o aumento de pesquisas sobre QVT em escolas públicas. Para tanto, as conclusões dessa pesquisa basearam-se numa análise estatística experimental dos resultados de uma pesquisa realizada por meio da aplicação de um questionário de escala likert. Para que fosse privilegiada a participação do pesquisado, ao final, o questionário disponibilizava campo para resposta discursiva, caso fosse necessário complemento. Os fatores de QVT utilizados nesta pesquisa foram: condições de trabalho, organização do trabalho, relação chefe-subordinado, participação, saúde, compensação, comunicação, imagem da organização; e Qualidade de Vida no Trabalho em geral. Após análise dos resultados, concluiu-se que a pesquisa realizada junto aos professores da escola pública apresentou resultados medianos, no que se refere aos fatores: condições de trabalho, a organização do trabalho, a relação chefe-subordinado e a participação. Esses fatores são indicadores que há na instituição um clima organizacional relativamente democrático. Entretanto, há alguns fatores que geram insatisfação, tais como a: saúde, a compensação e a imagem da organização. Esses fatores extrapolam a alçada da direção escolar.