PLANO DE CARREIRA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Resumo
Partindo do pressuposto de que o desenvolvimento do indivíduo em uma organização, bem
como sua capacidade de assumir responsabilidades e desempenhar com êxito suas atribuições
depende diretamente de sua motivação e satisfação em relação ao trabalho que executa,
entendemos que um plano de carreira bem elaborado funciona como uma ferramenta
administrativa indispensável para a retenção de talentos, além de alinhar as expectativas de
evolução profissional aos objetivos organizacionais. Desse modo, o objetivo da presente
pesquisa foi o de analisar a correlação entre planos de carreiras deficitários, especificamente
no âmbito do funcionalismo público do Estado de São Paulo, aos altos índices de rotatividade
e evasão nessa instancia do serviço público. Para tanto, utilizou-se da pesquisa documental
para o levantamento de dados, onde analisou-se os atuais planos de carreiras dos servidores
públicos do Estado de São Paulo, bem como da pesquisa bibliográfica para a composição do
referencial teórico. Os resultados obtidos apontam para a relação direta entre a manutenção de
bons profissionais, que estejam motivados, e a implantação de uma política de remuneração e
planos de carreiras eficientes.