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dc.contributor.authorTeixeira, Thiago Luiz
dc.date.accessioned2019-09-09T19:05:16Z
dc.date.available2019-09-09T19:05:16Z
dc.date.issued2018-10-05
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/228
dc.description.abstractO objetivo dessa pesquisa consistiu em identificar e analisar os principais fatores organizacionais que interferem no nível de motivação dos servidores públicos de uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, no campo educacional. Para o alcance deste objetivo central, elencou-se os seguintes objetivos específicos: apreender as percepções dos servidores públicos quanto aos principais fatores que influenciam a motivação no ambiente de trabalho; entender os desafios da motivação no funcionalismo público; levantar as causas e consequências da desmotivação dos servidores públicos da referida autarquia do Governo do Estado de São Paulo, no campo educacional. A fundamentação teórica foi composta pelas ideias de Chiavenato (2010 e 2011) sobre Gestão de Recursos Humanos e Relacionamento entre empresa/colaborador, os trabalhos de Chiavenato (2010 e 2011), Brunelli (2008), Maximiano (2011), Robbins (2005), Bergamini (1990 e 2013), Marras (2011) e Fiorelli (2009) abordando a motivação nas organizações, os conceitos das principais Teorias Motivacionais recorreu-se aos trabalhos de Bergamini (2013), Maximiano (2011), Chiavenato (2010 e 2011), Gil (1994) e Casado (2002), além de contar com os pensamentos de Silva (2006) sobre as Autarquia. Tratase de uma pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizada como descritiva, por identificar e analisar os principais fatores organizacionais que interferem no nível de motivação dos servidores públicos. O campo empírico desta pesquisa, trata-se de uma Autarquia do governo do Estado de São Paulo, no campo educacional, localizado na cidade de Matão/SP, sendo que neste local trabalham professores, gestores escolares (diretor e coordenador pedagógico), porém para o presente estudo, considerou-se como foco os funcionários públicos na área administrativa, especificamente no cargo Agente Técnico Administrativo. Portanto, os participantes desta pesquisa foram 06 funcionários públicos (Agente Técnico Administrativo), o que corresponde a 100% do universo desta categoria. Para coletar os dados adotou-se como instrumento o questionário com 06 servidores públicos estaduais (Agente Técnico Administrativo) da cidade de Matão/SP, com 01 pergunta aberta e 05 questões fechadas, estruturadas em consonância com o referencial teórico e os objetivos traçados para essa investigação. Conclui-se que a motivação no ambiente de trabalho é relevante para a empresa que quer alcançar sua eficácia organizacional, sabendo, pois determinam a plena satisfação e realização pessoal e profissional do servidor público. Vemos, também, que o reconhecimento e a valorização no trabalho são fatores que promovem satisfação e motivação aos servidores públicos.pt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectServidores públicospt_BR
dc.subjectAutarquiapt_BR
dc.subjectCampo educacionalpt_BR
dc.titleMOTIVAÇÃO NO FUNCIONALISMO PÚBLICO: DESAFIOS, CAUSAS E CONSEQUÊNCIASpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


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