dc.description.abstract | O objetivo dessa pesquisa consistiu em identificar e analisar os principais fatores
organizacionais que interferem no nível de motivação dos servidores públicos de uma autarquia
do Governo do Estado de São Paulo, no campo educacional. Para o alcance deste objetivo
central, elencou-se os seguintes objetivos específicos: apreender as percepções dos servidores
públicos quanto aos principais fatores que influenciam a motivação no ambiente de trabalho;
entender os desafios da motivação no funcionalismo público; levantar as causas e
consequências da desmotivação dos servidores públicos da referida autarquia do Governo do
Estado de São Paulo, no campo educacional. A fundamentação teórica foi composta pelas ideias
de Chiavenato (2010 e 2011) sobre Gestão de Recursos Humanos e Relacionamento entre
empresa/colaborador, os trabalhos de Chiavenato (2010 e 2011), Brunelli (2008), Maximiano
(2011), Robbins (2005), Bergamini (1990 e 2013), Marras (2011) e Fiorelli (2009) abordando
a motivação nas organizações, os conceitos das principais Teorias Motivacionais recorreu-se
aos trabalhos de Bergamini (2013), Maximiano (2011), Chiavenato (2010 e 2011), Gil (1994)
e Casado (2002), além de contar com os pensamentos de Silva (2006) sobre as Autarquia. Tratase de uma pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizada como descritiva, por identificar e
analisar os principais fatores organizacionais que interferem no nível de motivação dos
servidores públicos. O campo empírico desta pesquisa, trata-se de uma Autarquia do governo
do Estado de São Paulo, no campo educacional, localizado na cidade de Matão/SP, sendo que
neste local trabalham professores, gestores escolares (diretor e coordenador pedagógico),
porém para o presente estudo, considerou-se como foco os funcionários públicos na área
administrativa, especificamente no cargo Agente Técnico Administrativo. Portanto, os
participantes desta pesquisa foram 06 funcionários públicos (Agente Técnico Administrativo),
o que corresponde a 100% do universo desta categoria. Para coletar os dados adotou-se como
instrumento o questionário com 06 servidores públicos estaduais (Agente Técnico
Administrativo) da cidade de Matão/SP, com 01 pergunta aberta e 05 questões fechadas,
estruturadas em consonância com o referencial teórico e os objetivos traçados para essa
investigação. Conclui-se que a motivação no ambiente de trabalho é relevante para a empresa
que quer alcançar sua eficácia organizacional, sabendo, pois determinam a plena satisfação e
realização pessoal e profissional do servidor público. Vemos, também, que o reconhecimento e
a valorização no trabalho são fatores que promovem satisfação e motivação aos servidores
públicos. | pt_BR |