Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRibeiro, Fátima Aurélia da Silva
dc.date.accessioned2019-09-10T17:43:27Z
dc.date.available2019-09-10T17:43:27Z
dc.date.issued2018-10-09
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/242
dc.description.abstractA presente pesquisa busca retratar a questão da Evasão Escolar no Ensino Fundamental- Anos Finais das escolas públicas no Município de Paraisópolis-MG, no período entre 2013 a 2017. Para obter os dados para a realização da pesquisa será necessário uma pesquisa documental e bibliográfica relacionada ao tema evasão escolar, dados obtidos no SIMADE (Sistema Mineiro de Administração Escolar) e dos livros de Promoção das escolas municipais. Este tema foi escolhido por vivenciar no cotidiano escolar, alunos abandonando os estudos por falta de interesse/e ou despreparo da família em colaborar para reverter esse quadro que infelizmente vem ocorrendo no Sistema Educacional Brasileiro. A evasão escolar é um processo muito complexo e dinâmico com o grande número de alunos que abandonam a escola. Uma das premissas mais ouvidas nas últimas três décadas nos ambientes escolares foi”é preciso mudar os paradigmas”. No entanto, a escola vendo ocorrer tantas mudanças nas tecnologias, nas relações sociais e familiares ficou desnorteada entre a prática tradicional enraizada desde a Idade Média e as necessidades atuais dos alunos com suas diversidades. Este tema se justifica pela necessidade de conhecer a realidade da Educação em Paraisópolis. Concluir este trabalho é lançar um novo desafio para o professor, para a escola e para a comunidade escolar. Descobrir como colocar em prática os conhecimentos e as exigências legais já acumuladas no final do século XX e no início do século XXI, sem procura de culpados, mas com a indicação dos meios e dos recursos (financeiros e humanos) para a efetivação de uma Escola Ideal para Todos.pt_BR
dc.titleA EVASÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS FINAIS NO MUNICÍPIO DE PARAISÓPOLISpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples