dc.description.abstract | A presente pesquisa busca retratar a questão da Evasão Escolar no Ensino
Fundamental- Anos Finais das escolas públicas no Município de Paraisópolis-MG, no período
entre 2013 a 2017. Para obter os dados para a realização da pesquisa será necessário uma
pesquisa documental e bibliográfica relacionada ao tema evasão escolar, dados obtidos no
SIMADE (Sistema Mineiro de Administração Escolar) e dos livros de Promoção das escolas
municipais. Este tema foi escolhido por vivenciar no cotidiano escolar, alunos abandonando
os estudos por falta de interesse/e ou despreparo da família em colaborar para reverter esse
quadro que infelizmente vem ocorrendo no Sistema Educacional Brasileiro. A evasão escolar
é um processo muito complexo e dinâmico com o grande número de alunos que abandonam a
escola. Uma das premissas mais ouvidas nas últimas três décadas nos ambientes escolares
foi”é preciso mudar os paradigmas”. No entanto, a escola vendo ocorrer tantas mudanças nas
tecnologias, nas relações sociais e familiares ficou desnorteada entre a prática tradicional
enraizada desde a Idade Média e as necessidades atuais dos alunos com suas diversidades.
Este tema se justifica pela necessidade de conhecer a realidade da Educação em Paraisópolis.
Concluir este trabalho é lançar um novo desafio para o professor, para a escola e para a
comunidade escolar. Descobrir como colocar em prática os conhecimentos e as exigências
legais já acumuladas no final do século XX e no início do século XXI, sem procura de
culpados, mas com a indicação dos meios e dos recursos (financeiros e humanos) para a
efetivação de uma Escola Ideal para Todos. | pt_BR |