Gestão de Pessoas na Administração Pública Brasileira 2015/2017: uma Revisão da Literatura
Resumo
Diante da contextualização do problema que permeia a administração pública, em relação aos
serviços oferecidos à população brasileira e da possibilidade de que as transformações
ocorrem, principalmente, pela gestão de pessoas, um dos problemas do setor público pode ser
a gestão de pessoas na administração pública. Sendo assim, este trabalho tem como objetivos
descrever o funcionamento da gestão de pessoas no serviço público, os procedimentos de
gestão de pessoas que podem tornar o sistema mais eficiente e os possíveis desafios
encontrados na gestão de pessoas na administração pública brasileira. Realiza-se então,
revisão de literatura qualitativa para analisar a gestão de pessoas na administração pública
brasileira. Diante disso, verifica-se que a gestão de pessoas na administração pública, no
decorrer do tempo sofreu várias transformações, amparada pela Constituição Federal de 1988
com ênfase nos princípios da Legalidade e da Publicidade, mas, que ainda percebe-se a
precariedade neste departamento. Quanto aos procedimentos de melhoria para uma gestão
pública, comenta-se sobre a gestão por competência e avaliação de desempenho. Em relação
aos desafios, mesmo diante das grandes transformações sofridas pela globalização e pelas
crescentes cobranças da sociedade, a gestão de pessoas na administração pública brasileira,
não tem sido capaz de corresponder satisfatoriamente às mudanças ocorridas. Diante do
exposto, concluiu-se que a gestão de pessoas pode promover qualidade, eficiência, eficácia, e
diminuir as falhas que por ventura venha acontecer nos departamentos da administração
pública. Mas, para que isto ocorra de forma satisfatória, faz-se necessário a capacitação
profissional e comportamental, cumplicidade e a mutualidade, de modo que permitam a
transformação para inovação da gestão de pessoas no cenário atual.