dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo geral verificar a relação existente entre a motivação
profissional dos professores e o reflexo da mesma no desenvolvimento do ensino nas escolas
municipais da cidade de Paraisópolis, localizada no estado de Minas Gerais. Foi utilizado
como método a pesquisa bibliográfica e estudo de caso realizado por meio de aplicação de
questionários nas escolas públicas. O estudo ainda apresenta o que é motivação, qual o
impacto que o funcionário motivado pode proporcionar ao ambiente escolar e relata sobre
como estão às escolas públicas no Brasil. Verificou-se através da pesquisa quais ações são
capazes de despertar a motivação dos profissionais de educação e quais os benefícios e
transformações podem ocorrer no ambiente escolar, se o mesmo contar com uma equipe
motivada. Conclui-se que diante das rápidas transformações da atualidade é primordial que o
educador tenha uma postura motivadora, de liderança e criatividade, para assim, estimular os
estudantes, visando alcançar uma melhoria na educação e o sucesso na aprendizagem. | pt_BR |