MODELO DE PLANO DE CARREIRA FUNCIONAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: MÉRITO, EFICIÊNCIA E (RE)ADEQUAÇÃO FUNCIONAL.
Resumo
Atualmente, a Administração Pública tem dificuldades com as suas responsabilidades
trabalhistas muito grandes e, ao mesmo tempo, não tem os servidores certos nas funções
certas para servir bem o cidadão- contribuinte. A falta de um Plano de Carreira que atenda aos
servidores e, ao mesmo tempo, ao cidadão é um fracasso da Gestão Pública. Para tanto, aqui é
apresentada mais uma ferramenta para auxiliar a gestão de pessoas na Administração Pública,
um modelo unificado de Plano de Carreira para melhorar a eficiência, evidenciando a
meritocracia de servidores para promoção/progressão e ocupação de posições-chave para a
Administração Pública prestar bons serviços aos cidadãos, com quantidade e qualidade.
Eficiência, com uma centralização de gestão de pessoal para setores indispensáveis ao
contribuinte cidadão. Isso reduz o gasto de pessoas ociosas, enquanto outros departamentos
estão sobrecarregados além dos salários de disparidade, erros que geram retrabalho e
indenizações, falta de planejamento e administração pública.