Navegação Trabalho de Conclusão de Curso por título
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OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO PARA A GESTÃO MUNICIPAL
(2018-10-05)O orçamento participativo surgiu com a redemocratização e a promulgação da Constituição de 1988, quando foi estimulada a participação popular na definição de políticas governamentais, e desde então se figura como uma das ... -
OS DESAFIOS DOS GESTORES PÚBLICOS NA AGENDA DE MODERNIZAÇÃO DO ESTADO
(2018-09-15)A pesquisa pretende identificar a trajetória do Estado brasileiro pós redemocratização, suas características e quais os desafios dos gestores públicos para promover a modernização do Estado. O presente trabalho adotou como ... -
DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO LOGISTICA E OPERACIONAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
(2018-10-01)Diante de um mercado cada vez mais concorrido e dinâmico, os processos logísticos e operacionais tornam-se cada vez mais importantes para o funcionamento de diversos setores da economia, possibilitando o acesso a produtos ... -
DESAFIOS PARA A REESTRUTURAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS DIANTE DA DINÂMICA DAS MUDANÇAS SOCIAIS E DA CULTURA ORGANIZACIONAL
(2018-10-13)O presente trabalho analisou os desafios da Polícia Militar de Minas Gerais em relação ao Plano de Reestruturação diante da dinâmica das mudanças sociais e da cultura organizacional, bem como discutiu teorias referentes ... -
O DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA DURANTE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS SARGENTOS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS: UMA ANÁLISE FOCADA NO CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS 2017
(2018-09-18)A formação profissional dos Sargentos Bombeiros Militares visa a preparação dos alunos para o exercício das funções inerentes ao cargo, dentre as quais, destaca-se a de comandante de guarnição, função na qual o Sargento ... -
DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL: PARAISÓPOLIS E SEU DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO NO CONTEXTO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO SUL DE MINAS GERAIS (1991 – 2017)
(2018-10-05)O desenvolvimento econômico e social dos municípios brasileiros, passou a ter uma determinação legal com a Constituição Federal de 1988 que elencou as obrigações do Estado para promover a democracia social na forma da ... -
DIAGNÓSTICO DA GESTÃO DE PESSOAS NAS UNIDADES PRISIONAIS DO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA/SP
(2018-10-05)Este trabalho tem por objetivo o diagnóstico da gestão de pessoas nas unidades prisionais do município de Araraquara. Essas unidades vêm sofrendo com o défict de funcionários, o que dificulta o cumprimento da missão imposta ... -
AS DIFICULDADES DE GESTÃO NO TERCEIRO SETOR: A ADMINISTRAÇÃO DE UMA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA.
(2018-10-05)As Santas Casas de Misericórdia desempenham um papel de muita relevância junto à sociedade, e embora trabalhem com orçamentos limitados, com grande dependência do poder público e do apoio da própria comunidade, conseguem, ... -
A DIFUSÃO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE/MG
(2018-10-05)A presente pesquisa tem por finalidade discutir o grau de cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) nos 34 (trinta e quatro) municípios que compõe a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O objetivo central ... -
Dimensões do Comportamento Organizacional na Esfera Pública
(2018-09-17)Comportamento organizacional é um campo de estudo que há tempos já vem sendo estudado por diversos teóricos, para uma adequada melhoria, tanto para o empregado como para o empregador. As Dimensões do Comportamento ... -
Direito à saúde participativo: medicamentos de alto custo e revisão do protocolo de tratamento para Hipertensão Pulmonar
(2018-09-15)Pacientes com hipertensão pulmonar percorrem longos percursos pelos serviços de saúde em busca de diagnóstico correto e de tratamento. Hipertensão Pulmonar é uma doença grave e fatal, que afeta os pulmões e o coração, causa ... -
A DISCRICIONARIEDADE DOS ATOS ADMINISTRATIVOS: CORRELAÇÃO ENTRE PODER DISCRICIONÁRIO E A SUPREMACIA DO INTERESSE PÚBLICO.
(2018-09-29)Este estudo apresenta uma análise da correlação entre a discricionariedade dos atos administrativos e o princípio da supremacia do interesse público. Trata-se de um tema em alta na sociedade nos dias atuais. O administrador ... -
DISTRIBUIÇÃO DAS EMENDAS PARLAMENTARES EM MINAS GERAIS 2013/2018: uma revisão da literatura
(2018-10-02)Este trabalho busca analisar os convênios de saída motivados por emendas parlamentares individuais. Fazendo uma apresentação dos conceitos e definições básicas deste instrumento, demonstrando desde o momento de proposição ... -
EFEITOS DO AGENDAMENTO VIRTUAL DE CONSULTAS MÉDICAS PÚBLICAS EM VITÓRIA – 2017/2018: uma revisão da Literatura
(2019-06-03)O agendamento virtual de consultas médicas no Sistema Público, na cidade de Vitória/ES, agilizou o atendimento à saúde da população e melhorou, entre outras coisas, as condições do bem-estar social local. Dada a importância ... -
EFEITOS DO CONDICIONAMENTO DA FREQUÊNCIA ESCOLAR DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CONSELHEIRO LAFAIETE, MINAS GERAIS
(2018-10-13)O presente trabalho de pesquisa pretende verificar o impacto e a relevância da condicionante de frequência para as famílias beneficiárias do Programa Social de Distribuição direta de renda, Bolsa Família. Verificar a ... -
Emenda Constitucional nº 95 de 2016: Desdobramentos do Neoliberalismo no orçamento público brasileiro, histórico e consequências no orçamento voltado ao desenvolvimento social e econômico.
(2018-10-02)O presente trabalho tem como objetivo fazer um resgate histórico da evolução dos meios de produção capitalistas, por meio da apresentação da evolução produtiva e contemplará o período que se estende até a política ... -
ESTRATÉGIAS DE LIDERANÇA NA GESTÃO DE CONFLITOS
(2018-10-10)A liderança é um processo altamente significativo na administração. Esta consiste na capacidade de direcionamento e convencimento por parte de um indivíduo sobre outro ou uma equipe no sentido de que promovam atitudes ... -
UM ESTUDO COMPARATIVO DO CUSTO ABC E DO CUSTO POR ABSORÇÃO COMO OPÇÃO A SER USADO NA GESTÃO DA ESFERA PÚBLICA
(2018-09-25)Este trabalho tem como objetivo estudar a importância de sistema de custos na gestão pública. A Contabilidade de Custos ao longo do tempo deixou de ter a mera função de somente avaliar os estoques, tornando-se um instrumento ... -
UM ESTUDO DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE SAÚDE NANUQUE-MG
(2018-09-15)O Plano Municipal de Saúde (PMS), instrumento central de planejamento do Sistema Único de Saúde, deve nortear toda a atuação dos serviços e ações no município. A legislação estabelece os aspectos a serem inseridos nesse ... -
ESTUDO DOS CARGO EM COMISSÃO NA PREFEITURA DE MATÃO
(2018-12-19)O trabalho traz uma visão gerencial com ênfase na capacitação dos agentes políticos ocupantes de cargos de direção e assessoria sem vínculo efetivo na esfera municipal. Para tanto foi abordado o processo decisório na ...