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dc.contributor.authorGuimarães, Alicita Joana Miranda
dc.date.accessioned2019-09-25T17:43:43Z
dc.date.available2019-09-25T17:43:43Z
dc.date.issued2018-10-11
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/467
dc.description.abstractPartindo do contexto de constante evolução da tecnologia na prestação de serviços públicos, a Prefeitura de Belo Horizonte lançou seu próprio aplicativo móvel, denominado PBH APP, o qual oferta serviços públicos de iluminação pública, limpeza urbana, meio ambiente, obras e infra-estrutura, regulação urbana e saúde. Tendo em vista este recente lançamento, o presente trabalho busca constatar as premissas para sua concepção, bem como verificar o percurso que está sendo percorrido, na esperança de contribuir em alguma medida para análise e avaliação da experiência. Destarte, busca-se responder ao seguinte questionamento: em que medida o desenvolvimento do aplicativo móvel PBH APP melhora a qualidade do relacionamento entre o cidadão e a Prefeitura de Belo Horizonte? Para tanto, conta-se com revisão bibliográfica acerca dos principais conceitos de gestão pública e evolução do uso das tecnologias de informação e comunicação no setor público. Em seguida, são apresentadas as funcionalidades do PBH APP e, a fim de melhor captar a percepção dos gestores do aplicativo, são elencados os principais pontos obtidos durante a realização de entrevistas semi-estruturadas com servidores públicos municipais responsáveis pelo desenvolvimento e gestão do aplicativo. Enquanto mecanismo de captação de demandas por serviços públicos o PBH APP é uma solução inovadora que legitima os esforços do poder público municipal para se aproximar do cidadão, entretanto, não se pode limitar sua existência a mera porta de entrada para demandas; os avanços para que se constitua como um canal de comunicação devem ser mantidos a fim de que o relacionamento entre cidadão e Prefeitura se estreite continuamente e seja possível atender a um maior número de usuários.pt_BR
dc.subjectGestão pública municipalpt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectGoverno eletrônicopt_BR
dc.subjectGoverno móvelpt_BR
dc.titlePBH APP: A EXPERIÊNCIA DA PREFEITURA DE BELO HORIZONTE NA MELHORIA DO RELACIONAMENTO COM O CIDADÃOpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


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