dc.description.abstract | Partindo do contexto de constante evolução da tecnologia na prestação de serviços públicos, a
Prefeitura de Belo Horizonte lançou seu próprio aplicativo móvel, denominado PBH APP, o
qual oferta serviços públicos de iluminação pública, limpeza urbana, meio ambiente, obras e
infra-estrutura, regulação urbana e saúde. Tendo em vista este recente lançamento, o presente
trabalho busca constatar as premissas para sua concepção, bem como verificar o percurso que
está sendo percorrido, na esperança de contribuir em alguma medida para análise e avaliação
da experiência.
Destarte, busca-se responder ao seguinte questionamento: em que medida o desenvolvimento
do aplicativo móvel PBH APP melhora a qualidade do relacionamento entre o cidadão e a
Prefeitura de Belo Horizonte? Para tanto, conta-se com revisão bibliográfica acerca dos
principais conceitos de gestão pública e evolução do uso das tecnologias de informação e
comunicação no setor público. Em seguida, são apresentadas as funcionalidades do PBH APP
e, a fim de melhor captar a percepção dos gestores do aplicativo, são elencados os principais
pontos obtidos durante a realização de entrevistas semi-estruturadas com servidores públicos
municipais responsáveis pelo desenvolvimento e gestão do aplicativo.
Enquanto mecanismo de captação de demandas por serviços públicos o PBH APP é uma
solução inovadora que legitima os esforços do poder público municipal para se aproximar do
cidadão, entretanto, não se pode limitar sua existência a mera porta de entrada para demandas;
os avanços para que se constitua como um canal de comunicação devem ser mantidos a fim
de que o relacionamento entre cidadão e Prefeitura se estreite continuamente e seja possível
atender a um maior número de usuários. | pt_BR |