dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo identificar qual a importância e os principais
benefícios das práticas de Integração Ensino-Serviço no SUS, aos vários atores
envolvidos, de modo que potencialize a continuidade da prática, assim como auxilie
na criação de estratégias e elaboração de planejamento de ações ao fomento das
atividades. Este estudo classificou-se como pesquisa de natureza aplicada, de
abordagem qualitativa, quanto aos objetivos como exploratória e descritiva e quanto
aos procedimentos técnicos foi feita pesquisa bibliográfica. Foi possível ao final deste
trabalho identificar que existe um objetivo em comum entre as normas, ações,
programas e os relatos de experiências, que é o de formar profissionais no SUS e
para o SUS, “ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde” conforme
diz na Constituição Federal, Inciso III do Art.200, 1988. Além disso, as experiências
de integração ensino-serviço-comunidade relatadas nesta pesquisa mostram
principalmente que acontece sim a integração, mas parcialmente, ou seja, os
benefícios ou pontos fortes não estão sendo suficientes para ser indissociável o
ensino do trabalho, não existe ainda uma unanimidade no grau de importância dado
pelos atores à integração ensino-serviço-comunidade. O benefício mais citado nos
relatos foi a aprendizagem ativa e significativa dos estudantes (pesquisa-ação), ou
seja, diretamente relacionada às práticas profissionais do dia a dia nos serviços de
saúde. | pt_BR |