ESTRATÉGIAS DE LIDERANÇA NA GESTÃO DE CONFLITOS
Resumo
A liderança é um processo altamente significativo na administração. Esta consiste na
capacidade de direcionamento e convencimento por parte de um indivíduo sobre outro ou uma
equipe no sentido de que promovam atitudes que permitam atingir um objetivo comum.
Inúmeros fatores estão interligados quando da tomada de ação por parte do líder. Dentre estes,
pode-se citar a comunicação, o comportamento e a contemporização. No entanto, não existe
somente um tipo ou estilo de liderança, sendo esta passível de ocorrer das mais variadas
formas. Existe classificação quanto aos estilos de liderança, podendo ser autocrática,
democrática e liberal. Cada uma delas possui características próprias que permitem sua
detecção e estudo. Os conflitos sempre acontecem, saber trabalhar com eles, saber diferenciar
e identificar, pode promover alternativas e soluções. A pesquisa busca apresentar as
estratégias de liderança utilizadas na gestão de conflitos entre membros de uma equipe de
trabalho, e responder as seguintes perguntas: Qual a forma mais eficiente a ser adotada em
determinadas situações de conflito? Como conduzir uma equipe de forma a mantê-la unida
diante dos desafios e das mudanças que ocorrem?