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dc.contributor.authorDias, Marlon Filipe Uzais
dc.date.accessioned2019-09-05T13:40:54Z
dc.date.available2019-09-05T13:40:54Z
dc.date.issued2018-09-15
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/109
dc.description.abstractNo presente trabalho, foi abordado o tema Assédio Moral no Serviço Público. Estabeleceu-se, por objetivo do estudo, tratar sobre o tema que necessita de maior sensibilidade por parte do Estado e gestores. Ademais, sabermos sobre a solução para mitigar tal problema, de modo que as pessoas possam agir de maneira que beneficiem a coletividade. Para tanto a metodologia utilizada caracterizou-se pela pesquisa descritiva, combinando com a pesquisa bibliográfica. Pôde-se evidenciar que o assédio moral se apresenta com um índice muito considerável nos dias de hoje, bem como, as implicações, atitudes e comportamentos hostis, humilhantes e constrangedores sofridos pelos empregados ou servidores públicos durante a sua jornada de trabalho. Levantou-se ainda a ocorrência do assédio moral nas relações entre trabalhadores e suas respectivas chefias nas repartições públicas. Como fonte também deste estudo, observouse o aspecto discriminatório e as implicações para o bem-estar físico e emocional dos servidores. Constata-se que atualmente a incidência do fenômeno Assédio Moral tem crescido bastante em relação aos anos anteriores, sobretudo, pela globalização, que gera busca do poder de forma exageradamente ambiciosa. No atual contexto ao qual o trabalho está inserido, destacam-se questões que influenciam na vida do trabalhador. A competitividade de mercado reflete-se então no individualismo e competitividade entre as pessoas, favorecendo a prática de humilhações e assédio moral no âmbito do trabalho. Conclui-se que é necessário que se divulgue mais esse fenômeno, para que as pessoas se mantenham informadas e possam se defender e ajudar possíveis vítimas dessa perversidade e haja uma conscientização e sensibilização por parte das pessoas e do Estado. É um tipo de violência que é muito praticada dentro das organizações e que precisa ser divulgada para ser evitada, através de políticas públicas eficazes. Por fim foram levantadas informações sobre as leis que amparam as vítimas do assédio, que, normalmente, veem na ação judicial o meio de reparar o dano.pt_BR
dc.subjectAssédio moralpt_BR
dc.subjectVítimapt_BR
dc.subjectServidor públicopt_BR
dc.titleASSÉDIO MORAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICApt_BR
dc.typeOtherpt_BR


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