A HARMONIA EXISTENTE ENTRE O PLANEJADO E O EXECUTADO NAS FINANÇAS MUNICIPAIS NO EXERCÍCIO DE 2017: UM ESTUDO REALIZADO NO MUNICÍPIO DE SALES OLIVEIRA-SP
Resumo
Este estudo buscou verificar a harmonia entre o planejamento do orçamento publico
municipal e a execução das ações do governo municipal no exercício de 2017 e o alinhamento
legal entre Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual.
Foram realizadas pesquisas documentais nos registros das peças orçamentárias, sendo
apresentados os aspectos conceituais e legais das referidas peças, assim como os
procedimentos de planejamento, elaboração e execução orçamentária, onde foram utilizadas
pesquisas bibliográficas em livros, artigos e em sites da internet. Será demonstrado, através de
um comparativo entre os valores previstos e os realizados no setor de finanças do município
estudado, para o exercício financeiro de 2017, à harmonia existente entre o que foi planejado
e o que foi executado. Quanto à abordagem do problema, foi verificada a dificuldade de
executar um orçamento que foi elaborado pela Gestão anterior, evidenciando um caráter
dinâmico do orçamento e o poder discricionário dos gestores públicos em realizar despesas
consignadas na Lei Orçamentária Anual no exercício de 2017. Os resultados revelaram
conformidade da execução física das ações, com o planejamento anual, evidenciando que os
valores previstos no planejamento e os percentuais dos valores realizados na execução,
tiveram diferenças que está dentro do aceitável.