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    GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: NOVAS VISÕES

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    TCC finalizado_Larissa Cristina Jóia.pdf (381.0Kb)
    Data
    2018-10-01
    Autor
    Jóia, Larissa Cristina
    Metadata
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    Resumo
    A Administração Pública tem como objetivo atender o interesse público e às necessidades da população (sociedade), onde utiliza a estrutura administrativa, de forma direta ou indireta, dentro do que é permitido pela legislação, tendo como base a Constitição. Para cumprimento de sua função administrativa, priorizando o interesse público, o Estado se utiliza de meios que a lei lhe assegura no entento tais meios devem ser utilizados no cumprimento dos fins a que se destinam. Na Administração Pública, deve haver planejamento de todas as ações a serem desenvolvidas, indicando diretrizes para a execução, não apenas prestar e executar serviços aleatoriamente, deve-se governar para todos buscando o bem comum, a satisfação do coletivo, as necessidades dos cidadãos (sociedade). A administração pública tem como prioridade a atender as demandas com eficiência (utilização racional dos recursos), eficácia (capacidade de atingir resultados) e efetividade (observando a ética). Para que estes valores sejam introduzidos na administração pública, os gestores devem estar atentos para a necessidade de servidores públicos qualificados com competências técnicas, humanas e gerenciais, este papel é desempenhado pela gestão de pessoas. Neste trabalho há uma revisão da literatura acerca do conceito de Administração e Administração Pública, histórico e tendências da gestão de pessoas, dos problemas, pressupostos, desafios e o que engloba a gestão de pessoas na área pública. A literatura sobre gestão de pessoas na área privada é bastante ampla onde os estudos e esforçaos para melhorias foram concentrados, já na área pública esses estudos são escassos, utilizando e tentando implantar nessa esfera os resultados da área privada de acordo com o que é possível, pois a área pública é bem complexa e cheia de normas legais que devem ser cumpridas. A gestão de pessoas no setor público sempre foi volatda para a realização das atividades operacionais, não tendo um planejamento adequado dos recursos humansos com objetivos definidos, se pautando na competência, habilidades e focando para as mudanças necessárias, essas encontram muita resistência para serem implantadas na área pública, comprometimento que nem sempre é visto como melhoria.
    URI
    http://hdl.handle.net/123456789/138
    Collections
    • Trabalho de Conclusão de Curso

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