dc.description.abstract | A Administração Pública tem como objetivo atender o interesse público e às necessidades da
população (sociedade), onde utiliza a estrutura administrativa, de forma direta ou indireta,
dentro do que é permitido pela legislação, tendo como base a Constitição. Para cumprimento
de sua função administrativa, priorizando o interesse público, o Estado se utiliza de meios que
a lei lhe assegura no entento tais meios devem ser utilizados no cumprimento dos fins a que se
destinam. Na Administração Pública, deve haver planejamento de todas as ações a serem
desenvolvidas, indicando diretrizes para a execução, não apenas prestar e executar serviços
aleatoriamente, deve-se governar para todos buscando o bem comum, a satisfação do coletivo,
as necessidades dos cidadãos (sociedade). A administração pública tem como prioridade a
atender as demandas com eficiência (utilização racional dos recursos), eficácia (capacidade de
atingir resultados) e efetividade (observando a ética). Para que estes valores sejam
introduzidos na administração pública, os gestores devem estar atentos para a necessidade de
servidores públicos qualificados com competências técnicas, humanas e gerenciais, este papel
é desempenhado pela gestão de pessoas. Neste trabalho há uma revisão da literatura acerca do
conceito de Administração e Administração Pública, histórico e tendências da gestão de
pessoas, dos problemas, pressupostos, desafios e o que engloba a gestão de pessoas na área
pública. A literatura sobre gestão de pessoas na área privada é bastante ampla onde os estudos
e esforçaos para melhorias foram concentrados, já na área pública esses estudos são escassos,
utilizando e tentando implantar nessa esfera os resultados da área privada de acordo com o
que é possível, pois a área pública é bem complexa e cheia de normas legais que devem ser
cumpridas. A gestão de pessoas no setor público sempre foi volatda para a realização das
atividades operacionais, não tendo um planejamento adequado dos recursos humansos com
objetivos definidos, se pautando na competência, habilidades e focando para as mudanças
necessárias, essas encontram muita resistência para serem implantadas na área pública,
comprometimento que nem sempre é visto como melhoria. | pt_BR |