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    POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSIBILIDADE A COMUNIDADE SURDA

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    MONOGRAFIA - ANDRÉ XAVIER -GPfinal.pdf (270.0Kb)
    Data
    2018-09-16
    Autor
    Xavier, André Silva
    Metadata
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    Resumo
    Constatar o atual contexto que as pessoas surdas estão inseridas na sociedade, instiga a pesquisadores, teóricos, instituições etc. que abordam o cotidiano da comunidade surda a explorarem o campo das políticas públicas que contribuam para esse segmento populacional, uma vez que os sujeitos surdos estão presentes e cada vez mais em instituições de ensino, cinemas, centro de compras e comércios, espaços de lazer, entre outros. Ao se fazer uma procura em material impresso e sites das duas maiores e únicas instituições atuantes em campo nacional entidades para a comunidade surda, Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) e o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), nota-se uma gama de conquistas realizadas ao longo dos anos e políticas implementadas ainda que segundo essas mesmas fontes ainda há muito a ser feito, no sentido de garantias e fiscalização de conquistas, e em especial no campo educacional. Outro fato a se notar, é que os clamores da comunidade surda brasileira quase sempre eram informados por ouvintes, não por eles mesmo, o que se tem modificado pouco a pouco, conforme os sujeitos surdos têm se apropriado de sua cidadania por meio da educação. A autora Dra. Gladis Perlin é citada na pesquisa pois ela esclarece a importância do encontro da identidade surda em seu trabalho, pois sem dúvida alguma um surdo melhor assistido com diversas possibilidades, tem maiores chances de boas relações e melhor qualidade de vida, em comparação a um surdo em situação isolada sem acesso a programas e projetos a seu povo e comunidade com intuito de inserção social, nesse sentido entram as políticas públicas para garantir a todos independentemente de qualquer situação ter a promoção da cidadania ao sujeito surdo.
    URI
    http://hdl.handle.net/123456789/167
    Collections
    • Trabalho de Conclusão de Curso

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