dc.description.abstract | Constatar o atual contexto que as pessoas surdas estão inseridas na sociedade, instiga a
pesquisadores, teóricos, instituições etc. que abordam o cotidiano da comunidade surda a
explorarem o campo das políticas públicas que contribuam para esse segmento populacional,
uma vez que os sujeitos surdos estão presentes e cada vez mais em instituições de ensino,
cinemas, centro de compras e comércios, espaços de lazer, entre outros. Ao se fazer uma procura
em material impresso e sites das duas maiores e únicas instituições atuantes em campo nacional
entidades para a comunidade surda, Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos
(Feneis) e o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), nota-se uma gama de conquistas
realizadas ao longo dos anos e políticas implementadas ainda que segundo essas mesmas fontes
ainda há muito a ser feito, no sentido de garantias e fiscalização de conquistas, e em especial
no campo educacional. Outro fato a se notar, é que os clamores da comunidade surda brasileira
quase sempre eram informados por ouvintes, não por eles mesmo, o que se tem modificado
pouco a pouco, conforme os sujeitos surdos têm se apropriado de sua cidadania por meio da
educação. A autora Dra. Gladis Perlin é citada na pesquisa pois ela esclarece a importância do
encontro da identidade surda em seu trabalho, pois sem dúvida alguma um surdo melhor
assistido com diversas possibilidades, tem maiores chances de boas relações e melhor qualidade
de vida, em comparação a um surdo em situação isolada sem acesso a programas e projetos a
seu povo e comunidade com intuito de inserção social, nesse sentido entram as políticas
públicas para garantir a todos independentemente de qualquer situação ter a promoção da
cidadania ao sujeito surdo. | pt_BR |