Motivação no serviço público: um caminho para a mudança na cultura organizacional
Resumo
Administração Pública está em constante modernização e adaptação para se tornar
eficiente, buscando a satisfação do interesse público, porém, as atividades públicas esbarram em
uma cultura organizacional que esta arraigado ao caráter patrimonialista e burocrático, muitas
vezes resistentes às mudanças necessárias. Os agentes que participam da execução das políticas e
prestação dos serviços à sociedade, no caso, servidores públicos, possuem uma tendência a
resistência a mudança organizacional devido aos resquícios culturais e históricos. As teorias
sobre o comportamento e motivação, principalmente dos autores Maslow, Herzberg e Vroom,
trazem análises de como o aspecto da motivação pode impactar diretamente na execução das
atividades dentro de uma organização, fazendo uma interligação de como essas teorias podem
ajudar os gestores a conhecer e melhorar o desempenho das atividades das organizações que estão
sob sua gestão. Assim, com base nas teorias sobre o comportamento e sobre a motivação, o gestor
público deve analisar o que motiva os servidores para uma melhor realização do trabalho,
aceitando as mudanças necessárias, e se sintam motivados e mudem a cultura organizacional para
uma forma mais positiva.