O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E SUAS RELAÇÕES COM INDICADORES DO CORPO DISCENTE: ESTUDO DE CASO DO INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SOROCABA (ICTS), DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP)
Resumo
As ações de assistência estudantil desenvolvidas nas universidades públicas brasileiras têm
sido motivo de debate e recebido atenção do governo e dos dirigentes das instituições de
ensino, uma vez que a implantação do sistema de cotas e a crise econômica desencadeada
recentemente no país fizeram crescer a procura dos estudantes por bolsas e auxílios oferecidos
nas universidades. O Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) estabelece, dentre os
seus objetivos, a redução dos índices de retenção e de evasão escolar. Diante disso, este
trabalho buscou avaliar as políticas e ações de assistência estudantil realizadas no âmbito da
Universidade Estadual Paulista (Unesp), bem como apresentar um estudo de caso de uma de
suas unidades universitárias, o Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba (ICTS). Foram
pesquisadas possíveis relações entre o programa assistencial e o desempenho acadêmico dos
alunos, assim como relações com os objetivos estabelecidos pelo PNAES referentes à redução
nos índices de retenção e evasão. A análise dos dados permitiu observar que o grupo de alunos
assistidos, formado majoritariamente por ingressantes do sistema de cotas, apresentou
dificuldades no primeiro ano do curso, obtendo piores coeficientes de rendimento e de
retenção. Entretanto, após uma fase de adaptação, o grupo de assistidos apresentou um melhor
desempenho acadêmico que os demais nos anos seguintes, com exceção do quinto e último
ano do curso, quando a situação voltou a se inverter. Foi possível observar, também, uma
menor taxa de evasão entre os alunos beneficiados, bem como uma menor taxa de
diplomação. Os resultados sugerem que o programa assistencial da Unesp tem sido
bem-sucedido na tentativa de reduzir os índices de retenção e evasão, assim como tem
contribuído para a melhoria do desempenho acadêmico dos alunos beneficiados, o que foi
perceptível apenas a médio prazo no curso.