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dc.contributor.authorReche, Carlos Henrique
dc.date.accessioned2019-09-06T14:21:42Z
dc.date.available2019-09-06T14:21:42Z
dc.date.issued2018-09-15
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/172
dc.description.abstractAs ações de assistência estudantil desenvolvidas nas universidades públicas brasileiras têm sido motivo de debate e recebido atenção do governo e dos dirigentes das instituições de ensino, uma vez que a implantação do sistema de cotas e a crise econômica desencadeada recentemente no país fizeram crescer a procura dos estudantes por bolsas e auxílios oferecidos nas universidades. O Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) estabelece, dentre os seus objetivos, a redução dos índices de retenção e de evasão escolar. Diante disso, este trabalho buscou avaliar as políticas e ações de assistência estudantil realizadas no âmbito da Universidade Estadual Paulista (Unesp), bem como apresentar um estudo de caso de uma de suas unidades universitárias, o Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba (ICTS). Foram pesquisadas possíveis relações entre o programa assistencial e o desempenho acadêmico dos alunos, assim como relações com os objetivos estabelecidos pelo PNAES referentes à redução nos índices de retenção e evasão. A análise dos dados permitiu observar que o grupo de alunos assistidos, formado majoritariamente por ingressantes do sistema de cotas, apresentou dificuldades no primeiro ano do curso, obtendo piores coeficientes de rendimento e de retenção. Entretanto, após uma fase de adaptação, o grupo de assistidos apresentou um melhor desempenho acadêmico que os demais nos anos seguintes, com exceção do quinto e último ano do curso, quando a situação voltou a se inverter. Foi possível observar, também, uma menor taxa de evasão entre os alunos beneficiados, bem como uma menor taxa de diplomação. Os resultados sugerem que o programa assistencial da Unesp tem sido bem-sucedido na tentativa de reduzir os índices de retenção e evasão, assim como tem contribuído para a melhoria do desempenho acadêmico dos alunos beneficiados, o que foi perceptível apenas a médio prazo no curso.pt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectUniversidade públicapt_BR
dc.subjectAssistência estudantilpt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectRetençãopt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectUnesppt_BR
dc.titleO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E SUAS RELAÇÕES COM INDICADORES DO CORPO DISCENTE: ESTUDO DE CASO DO INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SOROCABA (ICTS), DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR


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