dc.description.abstract | Na atualidade as organizações públicas têm enfrentado sérios problemas no que diz respeito à
gestão adequada dos recursos humanos no ambiente de trabalho, sendo extremamente afetada
por problemas vindos do ambiente interno e externo. Esses problemas têm levado à
desmotivação no ambiente de trabalho, influenciando negativamente o desempenho dos
servidores públicos, afetando também a qualidade na prestação de serviços públicos junto à
sociedade.O presente estudo foi realizado com os servidores públicos do setor de
gerenciamento do cadastro único da prefeitura de Sorocaba, interior de São Paulo. O objetivo
foi verificar a influência da motivação no desempenho de trabalho dos servidores. A
metodologia utilizada foi do tipo qualitativa de caráter explicativa com aplicação de estudo de
caso. Foram utilizadas técnicas de observação-participante observando o comportamento dos
servidores e do gestor no ambiente de trabalho. Também foi utilizada técnica de entrevista do
tipo não estruturada com o propósito de coletar informações sobre os fatores que tem causado
desmotivação no ambiente de trabalho. Também foi aplicado um questionário padrão com o
propósito de mensurar o que motiva e o que não motiva os servidores. Os resultados
encontrados mostram que motivação exerce forte influência no desempenho dos servidores
públicos, alterando o comportamento dos mesmos e a dinâmica do ambiente de trabalho.
Foram encontradas diversas evidências de que a motivação afeta positivamente e
negativamente os trabalhadores, modificando o desempenho desses trabalhadores.Foi possível
comprovar também que o servidor é influenciado por fatores internos e externos a ele. Ficou
claro que cada servidor é singular, na sua forma de pensar, agir e desejar, ou seja, o que
motiva um servidor pode não motivar o outro. Foi também comprovado que para manter um
alto grau de motivação no ambiente de trabalho é necessária uma visão global e detalhada de
todo setor e das pessoas as quais trabalham nesse setor. Sendo de crucial importância o gestor
conhecer todas as etapas do trabalho a ser executado e todas as competências, habilidades e
necessidades de seus funcionários. Essa visão e conhecimento ajudarão o líder a melhor
administrar suas equipes em todos os processos de trabalho, bem como compreender melhor
como pensam e como agem, a fim de se utilizar de ferramentas e técnicas que inspirem os
servidores a fim de ampliar sua motivação e desempenho. | pt_BR |