• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Especialização
    • Gestão Pública
    • Trabalho de Conclusão de Curso
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Especialização
    • Gestão Pública
    • Trabalho de Conclusão de Curso
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    UMA ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO E A ACCOUNTABILITY NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ITABIRA-MG NO ANO DE 2018

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    PDF TCC corrigido Banca EGP_Vivian Coelho _2018_Orientador Márcio Falcão.pdf (1.497Mb)
    Data
    2018-09-30
    Autor
    Coelho, Vívian Gonçalves
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Este trabalho trata da importância da gestão e accountability nas escolas municipais de Itabira-MG, através de um estudo bibliográfico qualitativo sobre o tema, seguido de questionário também qualitativo, versando acerca dos processos de gestão adotados pela administração escolar do município em questão, fazendo a seguinte indagação: é uma gestão que possui eficiência e eficácia em seu interior? E a accountability, é posta em prática? Para responder tais questionamentos os seguintes tópicos foram abordados no decorrer do trabalho: conceito histórico da gestão pública no Brasil, conceituando cada fase dos modelos patrimonialista, burocrático e gerencial; um breve estudo sobre a gestão escolar democrática e participativa; e por fim, uma análise da eficácia e eficiência da gestão e a accountability na rede de escolas do município de Itabira. Os resultados encontrados mostram que para que haja um processo de accountability, e que ele s. de qualidade, é necessário que as autoridades, juntamente com os gestores e os conselhos escolares façam um trabalho em rede, onde todos as fases da gestão sejam compartilhadas tanto com os conselhos de classe como também com a SEE simultaneamente, desde as reunião para decisão dos orçamentos e prestação de contas, até o feedback anual que deve apurar e divulgar para a comunidade escolar não tão somente os índices de aprendizagem do aluno como também outros indicadores de ações como a aplicabilidade do conceito de melhoria contínua nos centros de ensino municipal.
    URI
    http://hdl.handle.net/123456789/185
    Collections
    • Trabalho de Conclusão de Curso

    DSpace software copyright © 2002-2013  Duraspace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    @mire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    DSpace software copyright © 2002-2013  Duraspace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    @mire NV