UMA ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO E A ACCOUNTABILITY NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ITABIRA-MG NO ANO DE 2018
Resumo
Este trabalho trata da importância da gestão e accountability nas escolas municipais de
Itabira-MG, através de um estudo bibliográfico qualitativo sobre o tema, seguido de
questionário também qualitativo, versando acerca dos processos de gestão adotados pela
administração escolar do município em questão, fazendo a seguinte indagação: é uma gestão
que possui eficiência e eficácia em seu interior? E a accountability, é posta em prática? Para
responder tais questionamentos os seguintes tópicos foram abordados no decorrer do trabalho:
conceito histórico da gestão pública no Brasil, conceituando cada fase dos modelos
patrimonialista, burocrático e gerencial; um breve estudo sobre a gestão escolar democrática e
participativa; e por fim, uma análise da eficácia e eficiência da gestão e a accountability na
rede de escolas do município de Itabira. Os resultados encontrados mostram que para que haja
um processo de accountability, e que ele s. de qualidade, é necessário que as autoridades,
juntamente com os gestores e os conselhos escolares façam um trabalho em rede, onde todos
as fases da gestão sejam compartilhadas tanto com os conselhos de classe como também com
a SEE simultaneamente, desde as reunião para decisão dos orçamentos e prestação de contas,
até o feedback anual que deve apurar e divulgar para a comunidade escolar não tão somente
os índices de aprendizagem do aluno como também outros indicadores de ações como a
aplicabilidade do conceito de melhoria contínua nos centros de ensino municipal.