dc.description.abstract | O presente trabalho objetivou analisar os impactos causados por indivíduos, grupos e
estruturas, no que tange ao comportamento dentro das instituições de ensino que causam a
desmotivação do professor no exercício de suas funções. Em um período de transformações e
incertezas, cabe a reflexão sobre a importância acerca dos dilemas e desafios enfrentados pelo
professor, bem como identificar quais estratégias podem ser utilizadas no processo de ensinoaprendizagem, no sentido de tornar favorável o ambiente de trabalho; identificar os impactos
causados por indivíduos e estruturas sobre o comportamento humano dentro das instituições
de ensino; verificar se o ambiente de trabalho incentiva na motivação do docente. Para tanto,
foi utilizado como método a pesquisa qualitativa de tipo exploratória, cujo instrumento
utilizado para a coleta de dados foi o questionário. A partir da análise de dados, foi possível
perceber a importância de se proporcionar aos professores as condições favoráveis para o
exercício de suas funções. A capacitação das equipes gestoras para que desenvolvam as
competências necessárias para o exercício competente de suas funções se impõem como o
maior desafio do sistema educacional do município. Enfim, por meio deste estudo e das
sugestões apresentadas, foi possível confirmar que estratégias voltadas para questões
comportamentais podem ser implantadas para elevar o nível de motivação no ambiente
laboral com o objetivo de gerar mais satisfação do profissional docente e fomentar o processo
educacional para se obter um ambiente de trabalho saudável. | pt_BR |