dc.description.abstract | Este trabalho baseia-se na percepção da maneira que acontece na realidade o andamento de
programas do governo. O programa “Conectividade, cultura digital e acesso as mídias
contemporâneas” da Secretaria de Educação do Governo de Minas Gerais investe milhões na
estruturação de novas tecnologias nas escolas estaduais. Desde 2007, milhares de
computadores e equipamentos eletrônicos mobiliaram as escolas estaduais em benefício dos
alunos, professores e setores administrativos. O desenvolvimento das tecnologias de
informação e comunicação traz ao processo de ensino-aprendizagem um conjunto
significativo de alterações, desde os suportes materiais, as metodologias até os modelos
conceituais do ensino no cotidiano escolar. Mas como está sendo utilizado esses novos
recursos oferecidos pelo governo para melhorar o processo ensino-aprendizagem? O objetivo
é investigar e apresentar a utilização das novas tecnologias e suas ferramentas no cotidiano
escolar como uma das alternativas para melhorar o processo de ensino-aprendizagem
facilitando a troca de conhecimentos entre o professor e o aluno. Para tanto, será aplicada a
abordagem quanti-qualitativa, através de pesquisa bibliográfica, observação, entrevistas e
aplicação de questionários aos professores de seis escolas da rede estadual no município de
Ipatinga/MG que tiveram seus laboratórios de informática montados através do programa do
governo. Essas mudanças sociais exigem grandes transformações na educação que
consequentemente, está ligada diretamente aos educadores, uma das prioridades nesse
processo é a capacitação profissional dos docentes, não basta apenas à presença dos recursos
tecnológicos na sala de aula, esta deve servir para enriquecer o ambiente educacional, por isso
educadores precisam estar preparados para que haja melhoria neste processo. | pt_BR |