A MOTIVAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA ESTUDO DE CASO NA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE POUSO ALTO.
Resumo
Em meio aos segmentos da ciência da Administração, notavelmente um
dos mais importantes é a Administração Pública, estando representada
pelo aparelho do Estado e servindo como um valioso instrumento para
controlar as ações e atividades administrativas, tais como planejar,
organizar e dirigir esse mesmo Estado, em uma busca incansável pela
satisfação e necessidades básicas da coletividade. Porém, a
Administração Pública nem sempre existiu como a conhecemos
atualmente, houve uma grande evolução ao longo do tempo,
evidenciando os respectivos modelos de gestão (Patrimonialista,
Burocrático e Gerencial), no intuito de uma maior promoção de
qualidade e eficiência dos serviços prestados ao cidadão. Nesse sentido
para se conseguir uma maior eficiência e eficácia no desenvolvimento
do trabalho público, deve-se ter bons administradores, deve-se
incentivar os funcionários e promover a motivação entre eles, já que os
funcionários motivados tendem a trazer benefícios para a organização.
Contudo, o presente trabalho tem como objetivo principal investigar
como a motivação pode influenciar o desempenho das ações e
atividades e qual é a importância da motivação nas organizações
públicas. Para isso foram aplicados questionários para os servidores
públicos que atuam no Setor de Assistência Social do município de
Pouso Alto, a fim de analisar se esta empresa consegue motivar seus
funcionários em busca de melhores resultados. Nesse sentido, os
resultados obtidos foram satisfatórios, pois ficou evidente que o gestor
público mantém uma boa relação com os servidores do setor, possuindo
dessa forma uma linha de argumentação levando em consideração a
sensibilidade e as características dos ouvintes, no caso, os funcionários.
E, sobretudo reconhece a capacidade da equipe com que trabalha, por
isso sabe exatamente como desenvolver as potencialidades de cada
servidor para alcançar resultados favoráveis.