• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Especialização
    • Gestão Pública
    • Trabalho de Conclusão de Curso
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Especialização
    • Gestão Pública
    • Trabalho de Conclusão de Curso
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    TCC versão pós banca - Lucilene.pdf (437.5Kb)
    Data
    2018-10-09
    Autor
    Olivetti, Lucilene Aparecida de Lima
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O presente trabalho ocupa-se da investigação sobre a importância da motivação na gestão escolar, cujo objetivo é analisar se o profissional que desenvolve seu trabalho de forma motivada obtém uma boa produtividade. Desta forma buscou-se avaliar algumas variáveis que possam contribuir para que o clima organizacional se torne agradável e seus colaboradores se sintam satisfeitos, e, como este poderá afetar a produtividade, qualidade e eficiência no contexto escolar. O estudo em questão tem ainda como objetivo analisar o clima organizacional destacando e interpretando os seus melhores resultados; verificar as ações que possam contribuir para o nível de motivação dos servidores. A metodologia utilizada para a construção do texto, bem como seu direcionamento, sistematização e investigação foi o de pesquisa qualitativa de caráter exploratório que recorreu de fontes de consulta de caráter bibliográfico e documental (a partir de autores renomados na área como Watson, Maslow, Chiavenato, Luck, entre outros), e informações coletadas em entrevista com informante chave. No decorrer do texto, constata-se que a motivação tem papel relevante no processo de ensino e aprendizagem, pois a qualidade do ensino também está ligada a mecanismos de gestão democrática que envolve toda a comunidade escolar para que se obtenha um ensino eficiente na busca do pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Diante dessa situação foi necessário realizar uma fase exploratória de pesquisa a fim de verificar se o perfil do gestor escolar está diretamente ligado à motivação de sua equipe e comunidade escolar, uma vez que, dispõe de autonomia, delega responsabilidades ao confiar em sua equipe, é inovador, tem visão empreendedora e sabe cativar e envolver a todos. Conclui-se, portanto, que a efetiva gestão escolar implica na criação deste ambiente participativo e colaborativo.
    URI
    http://hdl.handle.net/123456789/241
    Collections
    • Trabalho de Conclusão de Curso

    DSpace software copyright © 2002-2013  Duraspace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    @mire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    DSpace software copyright © 2002-2013  Duraspace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    @mire NV