A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR
Visualizar/ Abrir
Data
2018-10-09Autor
Olivetti, Lucilene Aparecida de Lima
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho ocupa-se da investigação sobre a importância da motivação na gestão
escolar, cujo objetivo é analisar se o profissional que desenvolve seu trabalho de forma
motivada obtém uma boa produtividade. Desta forma buscou-se avaliar algumas variáveis
que possam contribuir para que o clima organizacional se torne agradável e seus
colaboradores se sintam satisfeitos, e, como este poderá afetar a produtividade, qualidade e
eficiência no contexto escolar. O estudo em questão tem ainda como objetivo analisar o
clima organizacional destacando e interpretando os seus melhores resultados; verificar as
ações que possam contribuir para o nível de motivação dos servidores. A metodologia
utilizada para a construção do texto, bem como seu direcionamento, sistematização e
investigação foi o de pesquisa qualitativa de caráter exploratório que recorreu de fontes de
consulta de caráter bibliográfico e documental (a partir de autores renomados na área como
Watson, Maslow, Chiavenato, Luck, entre outros), e informações coletadas em entrevista
com informante chave. No decorrer do texto, constata-se que a motivação tem papel
relevante no processo de ensino e aprendizagem, pois a qualidade do ensino também está
ligada a mecanismos de gestão democrática que envolve toda a comunidade escolar para
que se obtenha um ensino eficiente na busca do pleno desenvolvimento do educando, seu
preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Diante dessa
situação foi necessário realizar uma fase exploratória de pesquisa a fim de verificar se o
perfil do gestor escolar está diretamente ligado à motivação de sua equipe e comunidade
escolar, uma vez que, dispõe de autonomia, delega responsabilidades ao confiar em sua
equipe, é inovador, tem visão empreendedora e sabe cativar e envolver a todos. Conclui-se,
portanto, que a efetiva gestão escolar implica na criação deste ambiente participativo e
colaborativo.