Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOlivetti, Lucilene Aparecida de Lima
dc.date.accessioned2019-09-10T17:41:40Z
dc.date.available2019-09-10T17:41:40Z
dc.date.issued2018-10-09
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/241
dc.description.abstractO presente trabalho ocupa-se da investigação sobre a importância da motivação na gestão escolar, cujo objetivo é analisar se o profissional que desenvolve seu trabalho de forma motivada obtém uma boa produtividade. Desta forma buscou-se avaliar algumas variáveis que possam contribuir para que o clima organizacional se torne agradável e seus colaboradores se sintam satisfeitos, e, como este poderá afetar a produtividade, qualidade e eficiência no contexto escolar. O estudo em questão tem ainda como objetivo analisar o clima organizacional destacando e interpretando os seus melhores resultados; verificar as ações que possam contribuir para o nível de motivação dos servidores. A metodologia utilizada para a construção do texto, bem como seu direcionamento, sistematização e investigação foi o de pesquisa qualitativa de caráter exploratório que recorreu de fontes de consulta de caráter bibliográfico e documental (a partir de autores renomados na área como Watson, Maslow, Chiavenato, Luck, entre outros), e informações coletadas em entrevista com informante chave. No decorrer do texto, constata-se que a motivação tem papel relevante no processo de ensino e aprendizagem, pois a qualidade do ensino também está ligada a mecanismos de gestão democrática que envolve toda a comunidade escolar para que se obtenha um ensino eficiente na busca do pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Diante dessa situação foi necessário realizar uma fase exploratória de pesquisa a fim de verificar se o perfil do gestor escolar está diretamente ligado à motivação de sua equipe e comunidade escolar, uma vez que, dispõe de autonomia, delega responsabilidades ao confiar em sua equipe, é inovador, tem visão empreendedora e sabe cativar e envolver a todos. Conclui-se, portanto, que a efetiva gestão escolar implica na criação deste ambiente participativo e colaborativo.pt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectGestão Escolarpt_BR
dc.subjectClima organizacionalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NA GESTÃO ESCOLARpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples