EFEITOS DO CONDICIONAMENTO DA FREQUÊNCIA ESCOLAR DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CONSELHEIRO LAFAIETE, MINAS GERAIS
Resumo
O presente trabalho de pesquisa pretende verificar o impacto e a relevância da condicionante
de frequência para as famílias beneficiárias do Programa Social de Distribuição direta de renda,
Bolsa Família. Verificar a importância e o significado do recebimento desses valores, a
dimensão na economia doméstica, e quais problemas advindos da não concessão do benefício.
Saber o que entendem e o que procuram fazer para cumprir a condicionante da frequência, seu
envolvimento com o desempenho pedagógico dos filhos e o envolvimento com a escola. A
metodologia de pesquisa é qualitativa, e os métodos de pesquisa e instrumentos utilizados foram
a coleta de dados através de pesquisa documental e pesquisa bibliográfica, baseadas em
trabalhos desenvolvidos em diversas regiões do País em épocas e realidades diferentes que
tratam sob variações do tema, e, entrevistas com famílias, professoras, pedagoga e operadoras
do Programa Bolsa Família em uma escola municipal de Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais.
Os resultados obtidos se assemelham muito aos obtidos pelos autores, e comprovam a seriedade
da problemática envolvendo a obrigatoriedade de presença dos alunos nas escolas, bem como
a importância da participação das famílias na vida escolar de seus filhos, além de verificar a
eficiência, eficácia e efetividade dessa Política Pública.