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    O SERVIDOR PÚBLICO NA PERSPECTIVA DE UMA GESTÃO PÚBLICA EFICIENTE

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    TCC versão final - Elizabete.pdf (630.6Kb)
    Data
    2018-10-13
    Autor
    Lima, Elizabete de Fátima Resende
    Metadata
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    Resumo
    Eficiência na prestação dos serviços públicos é dever do Estado, sendo, também, um dos princípios da administração pública expresso constitucionalmente. O servidor público é peça fundamental para que os serviços sejam prestados com qualidade, rapidez e uso consciente dos recursos públicos. Diante disso, o presente estudo buscou avaliar formas de estimular a melhoria do desempenho dos servidores públicos, mediante política de recursos humanos, bem como identificar fatores que interferem negativamente no comportamento dos servidores. Para tanto, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, obtendo o conhecimento através de material já elaborado. Os resultados demonstram que várias ações podem ser implementadas para profissionalização do servidor, com forte influência na sua produtividade, como capacitação, treinamento, sistema de carreira, promoção, avaliação de desempenho, e, também, ambiente adequado de trabalho, Além disso, constatou-se que na administração pública ainda persistem traços do patrimonialismo e clientelismo, bem como nepotismo e troca de favores políticos, que interferem negativamente na qualidade do trabalho do servidor público, haja vista a seleção de pessoas sem capacitação e de tratamento diferenciado por favorecimento. Outrossim, a implantação de programa estratégico de gestão de pessoas torna-se muito relevante no processo de adequação dos recursos humanos para melhoria dos serviços públicos prestados à sociedade, tendo em vista a adoção de medidas para seleção, preparação, motivação, recompensação, punição e monitoramento dos colaboradores.
    URI
    http://hdl.handle.net/123456789/255
    Collections
    • Trabalho de Conclusão de Curso

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