dc.description.abstract | Eficiência na prestação dos serviços públicos é dever do Estado, sendo, também, um dos
princípios da administração pública expresso constitucionalmente. O servidor público é peça
fundamental para que os serviços sejam prestados com qualidade, rapidez e uso consciente
dos recursos públicos. Diante disso, o presente estudo buscou avaliar formas de estimular a
melhoria do desempenho dos servidores públicos, mediante política de recursos humanos,
bem como identificar fatores que interferem negativamente no comportamento dos servidores.
Para tanto, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, obtendo o conhecimento através de material já
elaborado. Os resultados demonstram que várias ações podem ser implementadas para
profissionalização do servidor, com forte influência na sua produtividade, como capacitação,
treinamento, sistema de carreira, promoção, avaliação de desempenho, e, também, ambiente
adequado de trabalho, Além disso, constatou-se que na administração pública ainda persistem
traços do patrimonialismo e clientelismo, bem como nepotismo e troca de favores políticos,
que interferem negativamente na qualidade do trabalho do servidor público, haja vista a
seleção de pessoas sem capacitação e de tratamento diferenciado por favorecimento.
Outrossim, a implantação de programa estratégico de gestão de pessoas torna-se muito
relevante no processo de adequação dos recursos humanos para melhoria dos serviços
públicos prestados à sociedade, tendo em vista a adoção de medidas para seleção, preparação,
motivação, recompensação, punição e monitoramento dos colaboradores. | pt_BR |