ANÁLISE DO GRAU DE MOTIVAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE UMA DIVISÃO DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR DE MINAS GERAIS
Resumo
Nos últimos anos tornou-se crescente a preocupação em se avaliar e analisar o grau de
motivação dos servidores dentro das organizações, por ser este um fator gerador determinante
de sucesso ou fracasso de uma organização. O tema motivação é um assunto complexo e que
requer várias análises/teorias que não apresentam definições fechadas. O tema da motivação
está alicerçado em várias abordagens teóricas que se complementam entre si. Há a teoria das
expectativas ou instrumentalidade, de Vroom (1997), a teoria dos objetivos, de Locke e Bryan
(1968), a teoria das necessidades, de Maslow (1954), McClelland (1961) e Alderfer (1973), a
teoria do reforço – defendida por Skinner (1968), e Connellan (1978), a teoria da equidade,
postulada por Homans (1961), e Adams (1963), e a teoria dos dois fatores, que são: a teoria
dos fatores motivacionais e higiênicos – defendida por Herzberg, (1968), Mausner, (1969) e
Snyderman (1969), para citar algumas das muitas abordagens. Diante deste cenário os
gestores buscam cada vez mais conhecer não só profissionalmente, mas também o lado
pessoal dos seus servidores visando compreender o comportamento do indivíduo no trabalho.
Com isto, este trabalho visou construir um embasamento teórico-referencial sobre o grau de
motivação dos servidores como uma ferramenta de gestão eficiente capaz de propiciar ações
de desenvolvimento do setor público federal. Este é um estudo com pesquisa qualitativa,
exploratória e descritiva, que de acordo com o referencial teórico analisado, realiza uma
pesquisa de campo em uma Divisão, composta de três setores, de uma instituição federal de
ensino superior de Minas Gerais, através de um questionário com perguntas semiestruturas,
buscou-se analisar se os servidores desse setor estão motivados e se não estão o que é
necessário fazer para mudar este cenário. Para a análise e interpretação dos resultados foram
utilizados os conceitos da Teoria dos dois Fatores de Frederic Herzberg. Os resultados são
apresentados em onze perguntas de questionário. Os resultados obtidos apontaram que os
fatores que mais motivam esses servidores são relacionamento com a chefia, ambiente de
trabalho e possibilidade de treinamento e os fatores que causam insatisfação são a sobrecarga
de trabalho e o salário.