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dc.contributor.authorSantana, Daniele de
dc.date.accessioned2019-09-10T18:30:17Z
dc.date.available2019-09-10T18:30:17Z
dc.date.issued2018-10-13
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/261
dc.description.abstractNos últimos anos tornou-se crescente a preocupação em se avaliar e analisar o grau de motivação dos servidores dentro das organizações, por ser este um fator gerador determinante de sucesso ou fracasso de uma organização. O tema motivação é um assunto complexo e que requer várias análises/teorias que não apresentam definições fechadas. O tema da motivação está alicerçado em várias abordagens teóricas que se complementam entre si. Há a teoria das expectativas ou instrumentalidade, de Vroom (1997), a teoria dos objetivos, de Locke e Bryan (1968), a teoria das necessidades, de Maslow (1954), McClelland (1961) e Alderfer (1973), a teoria do reforço – defendida por Skinner (1968), e Connellan (1978), a teoria da equidade, postulada por Homans (1961), e Adams (1963), e a teoria dos dois fatores, que são: a teoria dos fatores motivacionais e higiênicos – defendida por Herzberg, (1968), Mausner, (1969) e Snyderman (1969), para citar algumas das muitas abordagens. Diante deste cenário os gestores buscam cada vez mais conhecer não só profissionalmente, mas também o lado pessoal dos seus servidores visando compreender o comportamento do indivíduo no trabalho. Com isto, este trabalho visou construir um embasamento teórico-referencial sobre o grau de motivação dos servidores como uma ferramenta de gestão eficiente capaz de propiciar ações de desenvolvimento do setor público federal. Este é um estudo com pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, que de acordo com o referencial teórico analisado, realiza uma pesquisa de campo em uma Divisão, composta de três setores, de uma instituição federal de ensino superior de Minas Gerais, através de um questionário com perguntas semiestruturas, buscou-se analisar se os servidores desse setor estão motivados e se não estão o que é necessário fazer para mudar este cenário. Para a análise e interpretação dos resultados foram utilizados os conceitos da Teoria dos dois Fatores de Frederic Herzberg. Os resultados são apresentados em onze perguntas de questionário. Os resultados obtidos apontaram que os fatores que mais motivam esses servidores são relacionamento com a chefia, ambiente de trabalho e possibilidade de treinamento e os fatores que causam insatisfação são a sobrecarga de trabalho e o salário.pt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectServidor públicopt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.titleANÁLISE DO GRAU DE MOTIVAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE UMA DIVISÃO DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR DE MINAS GERAISpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


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