GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: Análise na Prefeitura Municipal de Paraisópolis/MG
Resumo
Este trabalho representa o projeto de monografia e tem como tema a Gestão de
Pessoas na Administração Pública, com objetivo de analisar as peculiaridades da gestão de
pessoas no setor público a fim de proporcionar possibilidades de melhoria na prestação de
serviços. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi pesquisa bibliográfica,
que é feita com o intuito de levantar um conhecimento disponível sobre teorias, a fim de
analisar, produzir ou explicar o objeto investigado, e ainda têm por objetivo fornecer as
diretrizes para a busca do conhecimento, para uma conclusão dos objetivos propostos foi feito
um estudo de caso de caráter descritivo, com análise qualitativa de um roteiro de entrevista a
fim de conhecer a experiência profissional dos funcionários da Prefeitura do município de
Paraisópolis. A literatura apresentada neste trabalho é oportuna para contribuir com os
funcionários públicos no desenvolvimento da gestão de pessoas reduzindo o vazio entre o que
é praticado hoje na Prefeitura e o modelo ideal de gestão, contribuindo não somente no que se
refere ao melhor atendimento aos cidadãos, mas também no crescimento pessoal e
profissional do funcionário público. As dificuldades encontradas pelo funcionário público são
sanadas através do investimento em treinamentos para desenvolver suas competências e
aprimorar seus conhecimentos. A Administração Pública tem como missão realizar ações que
vão ao encontro dos anseios da população, por meio desse estudo concluiu-se que é necessário
que a Prefeitura Municipal de Paraisópolis aplique ferramentas, métodos e práticas de gestão
de pessoas, com objetivo de igualar as pessoas que ali trabalham com os objetivos da
Prefeitura, dessa forma o resultado será servidores qualificados, motivados e serviços
prestados com qualidade. A gestão de pessoas na Administração Pública por muito tempo foi
apenas operacional, por falta de orientações claras e detalhadas. Muitas dificuldades que o
servidor público municipal encontra para executar suas atividades foram identificadas, pela
falta de um sistema organizacional e de um líder participativo; portanto é preciso que a
organização pública adote programas de treinamento, de incentivo e crescimento tanto pessoal
quanto profissional para estimular suportar os servidores, dessa forma, teremos uma
administração pública que atenda aos anseios da sociedade. Finalmente conferiu-se nesta
pesquisa uma série de informações bibliográficas para colaborar com o setor público na
evolução de políticas que direcionem a Administração Pública a desempenhar sua função
efetivamente, viabilizando também a compreender as exigências modernas não só do dos
funcionários públicos como de toda administração.