dc.description.abstract | O presente estudo pretende contribuir teoricamente para a matemática. Basicamente, a
escola ensina a ler e não propõe tarefas para que os alunos pratiquem essa competência. Ainda
não se acredita completamente na ideia de que isso deve ser feito não apenas no início da
escolarização, mas num processo contínuo, para que eles deem conta dos textos,
imprescindíveis para realizar as novas exigências que vão surgindo ao longo do tempo.
Considera-se que a leitura é uma habilidade que, uma vez adquirida pelos alunos, pode ser
aplicada sem problemas a múltiplos textos. Inclusive na matemática. Esse estudo pretende
passar a importância que a leitura representa na Matemática.
No decorrer dos estágios, conversando e observando os professores, foi possível
perceber que os alunos possuíam dificuldades para ler bem e interpretar o que era lido,
fazendo com que isto os impedissem de conhecerem e apropriarem-se da matemática escolar e
encontrar no seu estudo algum significado.
Palavras-Chaves: | pt_BR |