Trabalho de Conclusão de Curso
Navegar por
Submissões recentes
-
O USO DE TECNOLOGIAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
(2017-03-30)Este artigo faz uma explanação sobre tecnologias disponíveis que auxiliam muito no processo de aprendizagem do educando e também do educador, como fonte de aperfeiçoamento de habilidades, com foco na disciplina de matemática. ... -
HISTÓRIA DOS NÚMEROS COMPLEXOS
(2017-03-30)Os números complexos são aplicados em uma variedade de situações dentro das Ciências Exatas, mas é um tema pouco abordado na Matemática do Ensino Médio. A história dos números complexos pode ser uma grande aliada do ... -
ÁREA E PERÍMETRO DE FIGURAS PLANAS: DIFICULDADES DE COMPREENSÃO APRESENTADAS POR ALUNOS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
(2017-03-30)O objetivo do presente trabalho foi identificar possíveis dificuldades apresentadas pelos estudantes na compreensão dos conceitos de perímetro e área, analisando, para isso, algumas resoluções de problemas realizadas por ... -
USO DE SOFTWARE LIVRE WINPLOT NA MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO/APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
(2017-03-30)Este trabalho de conclusão de curso, da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de São João del - Rei, apresenta as possibilidades de melhoria no ensino/aprendizagem da Matemática utilizando software livre. Para ... -
HISTÓRIA DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
(2017-03-30)Este trabalho tem como objetivo um estudo da história do Cálculo Diferencial e Integral, através de pesquisa bibliográfica. O Cálculo Diferencial e Integral é uma poderosa ferramenta matemática utilizada nas mais variadas ... -
CONCEITOS; NÚMEROS PRIMOS; RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
(2017-03-30)Uma grande dificuldade no ensino da Matemática é a resolução de problemas. Este trabalho traz uma abordagem acerca de Números Primos, justapondo teoria e prática, com ênfase ao ensino desses conteúdos através da metodologia ... -
O Lúdico e o Conteúdo Adaptado: Uma Proposta para o Ensino de Matemática Voltada ao Aluno Surdo Incluso no Ensino Médio
(2017-03-30)SILVA, Luciene de Castro. O Lúdico e o Conteúdo Adaptado: Uma Proposta Para O Ensino De Matemática Voltada Ao Aluno Surdo Incluso No Ensino Médio. 2016. Trabalho de conclusão de curso, (Licenciatura em Matemática a ... -
JOGOS EDUCACIONAIS PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
(2017-03-30)Este trabalho tem por objetivo apresentar os conceitos que considera o conhecimento prévio do aluno para uma aprendizagem significativa com base no estudo de David Paul Ausubel, psicólogo da educação. Para isso, foi ... -
Razão Áurea: Matemática e Arte, a verdadeira harmonia!
(2017-03-30)O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é abordar os conhecimentos, através da pesquisa bibliográfica e em sites da internet, em relação à Razão Áurea com a sequência de Fibonacci, os Pitagóricos e Leonardo Da ... -
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS “UMA METODOLOGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA”.
(2017-03-30)O presente trabalho aborda a Resolução de Problemas como uma alternativa metodológica para o processo ensino-aprendizagem da Matemática, visando evidenciá-la como uma estratégia para incentivar e desenvolver a criatividade ... -
DIFICULDADES DOS ALUNOS EM APRENDER ÁLGEBRA
(2017-03-28)O ensino da Álgebra é uma das aplicações da matemática, onde os alunos aprendem a substituir os números por letras, onde envolve uma interpretação que exige a tradução da linguagem escrita para a linguagem matemática, que ... -
Jogos Aplicação Didática nas Aulas de Matemática
(2017-03-30)O objetivo deste trabalho é fazer uma análise reflexiva sobre o emprego de jogos nas aulas de matemática. Entendemos que a aprendizagem deve ser preocupação fundamental para a escola, nos tempos atuais ela pode e deve se ... -
MÉTODOS DE INTEGRAÇÃO
(2017-03-28)Neste trabalho irei tratar de alguns conceitos de Integração Aproximada. Antes de abordar o assunto é importante saber que integração indefinida, consiste no processo inverso da derivação, enquanto a integral definida, ou ... -
JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA
(2017-03-28)A matemática é uma disciplina que traz muitos receios aos alunos e professores. O presente trabalho versa sobre a importância dos jogos pedagógicos como um recurso didático para facilitação do processo de ensino/aprendizagem ... -
O MODELO DINÂMICO DA TEIA DE ARANHA
(2017-03-28)O modelo dinâmico da Teia de Aranha é um modelo matemático com aplicações na economia, que permite descrever a formação de preços de um determinado produto com base na lei da Oferta e Demanda, onde a quantidade a ser ... -
USO DE JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS
(2017-03-28)O presente trabalho visa apresentar quão é importante o uso de jogos no ensino da Matemática nas séries iniciais, pois sabemos que os jogos são apreciados pelas crianças, e de certa forma são muito importantes no processo ... -
CUBO MÁGICO: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA
(2017-03-28)O presente trabalho aborda a utilização do Cubo Mágico por professores em sala de aula como um recurso didático estratégico no processo de ensino dos conteúdos da Matemática, principalmente, nos assuntos relacionados à ... -
OS JOGOS COMO FORMA DE ENSINO
(2017-03-28)A todo o momento, nos deparamos com a matemática, pois o mundo está norteado com conceitos matemáticos. Este trabalho tem como objetivo discutir a importância da ludicidade no ensino da matemática, demonstrando que as ... -
Números Bi-Harmônicos Semiprimos
(2017-03-28)Os números primos sempre foram, são, e serão um tema fascinante dentro das Matemáticas. Eles estudam-se, de uma forma simples, no Ensino Médio. No Ensino Superior, basicamente em Teoria de Números, estudam-se as propriedades, ... -
CAÇA AO TESOURO ATRAVÉS DA CRIPTOGRAFIA E MULTIPLICAÇÃO DE MATRIZES: UMA PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO
(2017-03-28)Na atualidade, o docente em sua prática deve procurar métodos que envolvam os discentes e desperte o interesse pelos estudos. Sendo assim, neste trabalho apresento uma prática que utiliza a criptografia, na codificação e ...