Submissões recentes

  • O USO DE TECNOLOGIAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA 

    Campos, Poliane (2017-03-30)
    Este artigo faz uma explanação sobre tecnologias disponíveis que auxiliam muito no processo de aprendizagem do educando e também do educador, como fonte de aperfeiçoamento de habilidades, com foco na disciplina de matemática. ...
  • HISTÓRIA DOS NÚMEROS COMPLEXOS 

    Silva, Patrícia (2017-03-30)
    Os números complexos são aplicados em uma variedade de situações dentro das Ciências Exatas, mas é um tema pouco abordado na Matemática do Ensino Médio. A história dos números complexos pode ser uma grande aliada do ...
  • ÁREA E PERÍMETRO DE FIGURAS PLANAS: DIFICULDADES DE COMPREENSÃO APRESENTADAS POR ALUNOS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 

    Ribeiro, Nilson (2017-03-30)
    O objetivo do presente trabalho foi identificar possíveis dificuldades apresentadas pelos estudantes na compreensão dos conceitos de perímetro e área, analisando, para isso, algumas resoluções de problemas realizadas por ...
  • USO DE SOFTWARE LIVRE WINPLOT NA MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO/APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA 

    Alves, Marcos (2017-03-30)
    Este trabalho de conclusão de curso, da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de São João del - Rei, apresenta as possibilidades de melhoria no ensino/aprendizagem da Matemática utilizando software livre. Para ...
  • HISTÓRIA DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL 

    Fulini, Marcio (2017-03-30)
    Este trabalho tem como objetivo um estudo da história do Cálculo Diferencial e Integral, através de pesquisa bibliográfica. O Cálculo Diferencial e Integral é uma poderosa ferramenta matemática utilizada nas mais variadas ...
  • CONCEITOS; NÚMEROS PRIMOS; RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 

    Santos, Luís (2017-03-30)
    Uma grande dificuldade no ensino da Matemática é a resolução de problemas. Este trabalho traz uma abordagem acerca de Números Primos, justapondo teoria e prática, com ênfase ao ensino desses conteúdos através da metodologia ...
  • O Lúdico e o Conteúdo Adaptado: Uma Proposta para o Ensino de Matemática Voltada ao Aluno Surdo Incluso no Ensino Médio 

    Silva, Lucieni (2017-03-30)
    SILVA, Luciene de Castro. O Lúdico e o Conteúdo Adaptado: Uma Proposta Para O Ensino De Matemática Voltada Ao Aluno Surdo Incluso No Ensino Médio. 2016. Trabalho de conclusão de curso, (Licenciatura em Matemática a ...
  • JOGOS EDUCACIONAIS PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA 

    Figueiredo, Lucieni (2017-03-30)
    Este trabalho tem por objetivo apresentar os conceitos que considera o conhecimento prévio do aluno para uma aprendizagem significativa com base no estudo de David Paul Ausubel, psicólogo da educação. Para isso, foi ...
  • Razão Áurea: Matemática e Arte, a verdadeira harmonia! 

    Faria, Leonardo (2017-03-30)
    O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é abordar os conhecimentos, através da pesquisa bibliográfica e em sites da internet, em relação à Razão Áurea com a sequência de Fibonacci, os Pitagóricos e Leonardo Da ...
  • A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS “UMA METODOLOGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA”. 

    Santos, Leandro (2017-03-30)
    O presente trabalho aborda a Resolução de Problemas como uma alternativa metodológica para o processo ensino-aprendizagem da Matemática, visando evidenciá-la como uma estratégia para incentivar e desenvolver a criatividade ...
  • DIFICULDADES DOS ALUNOS EM APRENDER ÁLGEBRA 

    Pereira, José (2017-03-28)
    O ensino da Álgebra é uma das aplicações da matemática, onde os alunos aprendem a substituir os números por letras, onde envolve uma interpretação que exige a tradução da linguagem escrita para a linguagem matemática, que ...
  • Jogos Aplicação Didática nas Aulas de Matemática 

    Junior, João (2017-03-30)
    O objetivo deste trabalho é fazer uma análise reflexiva sobre o emprego de jogos nas aulas de matemática. Entendemos que a aprendizagem deve ser preocupação fundamental para a escola, nos tempos atuais ela pode e deve se ...
  • MÉTODOS DE INTEGRAÇÃO 

    Ferreira, Jarbas (2017-03-28)
    Neste trabalho irei tratar de alguns conceitos de Integração Aproximada. Antes de abordar o assunto é importante saber que integração indefinida, consiste no processo inverso da derivação, enquanto a integral definida, ou ...
  • JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA 

    Batista, Jane (2017-03-28)
    A matemática é uma disciplina que traz muitos receios aos alunos e professores. O presente trabalho versa sobre a importância dos jogos pedagógicos como um recurso didático para facilitação do processo de ensino/aprendizagem ...
  • O MODELO DINÂMICO DA TEIA DE ARANHA 

    Lopes, Guilherme (2017-03-28)
    O modelo dinâmico da Teia de Aranha é um modelo matemático com aplicações na economia, que permite descrever a formação de preços de um determinado produto com base na lei da Oferta e Demanda, onde a quantidade a ser ...
  • USO DE JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS 

    Santos, Gislene (2017-03-28)
    O presente trabalho visa apresentar quão é importante o uso de jogos no ensino da Matemática nas séries iniciais, pois sabemos que os jogos são apreciados pelas crianças, e de certa forma são muito importantes no processo ...
  • CUBO MÁGICO: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA 

    Roncolli, Gislaine (2017-03-28)
    O presente trabalho aborda a utilização do Cubo Mágico por professores em sala de aula como um recurso didático estratégico no processo de ensino dos conteúdos da Matemática, principalmente, nos assuntos relacionados à ...
  • OS JOGOS COMO FORMA DE ENSINO 

    Girardelo, Fernanda (2017-03-28)
    A todo o momento, nos deparamos com a matemática, pois o mundo está norteado com conceitos matemáticos. Este trabalho tem como objetivo discutir a importância da ludicidade no ensino da matemática, demonstrando que as ...
  • Números Bi-Harmônicos Semiprimos 

    Belchior, Fabiano (2017-03-28)
    Os números primos sempre foram, são, e serão um tema fascinante dentro das Matemáticas. Eles estudam-se, de uma forma simples, no Ensino Médio. No Ensino Superior, basicamente em Teoria de Números, estudam-se as propriedades, ...
  • CAÇA AO TESOURO ATRAVÉS DA CRIPTOGRAFIA E MULTIPLICAÇÃO DE MATRIZES: UMA PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO 

    Silva, Erica (2017-03-28)
    Na atualidade, o docente em sua prática deve procurar métodos que envolvam os discentes e desperte o interesse pelos estudos. Sendo assim, neste trabalho apresento uma prática que utiliza a criptografia, na codificação e ...

Ver mais