dc.description.abstract | As Caixas Escolares são consideradas instituições sem fins lucrativos responsáveis
pelo gerenciamento dos recursos financeiros que são enviados pela União, Estados e
Municípios, às escolas. Em Belo Horizonte, essas Caixas Escolares foram regulamentadas em
1984 através da lei municipal 3.726 e em 2018, seu regime jurídico foi regularizado e
orientado pela lei federal 13.019/2014. Uma nova realidade administrativa, financeira e
orçamentária, foi implantada na Administração das Escolas, e compreender como essa
adaptação está ocorrendo, é o objetivo dessa pesquisa. Com isso, é possível identificar no
artigo como está sendo a aceitação dos gestores escolares ante essa mudança, comparando o
antes e o depois. Por fim, a ideia é compreender os efeitos das mudanças e definir quais
seriam os possíveis avanços e entraves esperados com a mesma. Sabe-se que trabalhar com
dinheiro público é algo muito complexo e que exige conhecimentos para não ocorrer
equívocos, contudo esse conhecimento ainda está em processo de adaptação, tanto na parte
estratégica da Educação (SMED), quanto dentro das escolas, com os gestores. Fazer disso um
desafio para construir melhorias na Administração Escolar é um desafio para os governantes e
a sociedade. | pt_BR |