TECNOLOGIA NAS COMPRAS PÚBLICAS: UM ESTUDO SOBRE OS LIMITES E DESAFIOS DO PROCESSO DE COMPRA PÚBLICA POR PORTAIS ELETRÔNICOS
Visualizar/ Abrir
Data
2018-10-11Autor
Silva, Anderson Carlos Diniz
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A informatização mudou os processos gerenciais no setor público. De fato, a tecnologia tornou
muitos dos procedimentos mais rápidos, eficientes e acessíveis. Com uso da internet, o servidor
público pode pedir e receber por e-mail orçamentos de empresas para compras diretas ou para
composição de preço médio para abertura de licitações; as disputas não precisam mais ser
presenciais, podendo a autarquia usar portais especializados para organizar e gerir tais certames. A
própria conferência de documentações tornou-se mais ágil, em virtude da digitalização de diversos
documentos. Dessa forma, o que poderia gastar um mês, hoje é feito em minutos. Este estudo busca
mostrar os avanços e desafios do setor público no processo de compra por meios eletrônicos, as
necessárias melhorias nos padrões de economicidade e celeridade nas licitações, assim como tornar
claros os gargalos e possíveis problemas nos processos do Pregão Eletrônico, haja vista os casos de
“certames desertos” ou com pouca concorrência, mesmo em cidades com grande quantidade de
empresas com qualificação técnica para fornecer os produtos ou serviços, objeto das licitações. É
necessário entender as dificuldades das pequenas empresas na participação de Licitações por meio
eletrônico e, assim, delinear soluções plausíveis que gerem maior cumprimento da ampla
concorrência e tornem o processo mais eficiente e vantajoso, tanto para o setor público quanto para
o privado.