GESTÃO DE DOCUMENTOS EM SECRETARIA DE ESCOLA MUNICIPAL
Resumo
Na contemporaneidade, estudiosos e pesquisadores da área da gestão apresentam a ideia de que o desenvolvimento, nas sociedades em que as tecnologias e o conhecimento assumem destaque, deve basear-se na qualificação das instituições de governança. No contexto da gestão pública torna-se necessário aos gestores, em todas as esferas governamentais, adequarem a prestação de serviços para atender essa nova realidade com eficiência e eficácia o atendimento ao cidadão. Nesse viés e considerando a área de atuação profissional este estudo tem como objetivo destacar a importância do aprimoramento da gestão de documento em uma secretaria escolar, relacionando os pressupostos teóricos da Gestão Pública Municipal à aplicabilidade prática na educação. Para tanto, a metodologia aplicada consistiu em um levantamento bibliográfico e um estudo de caso sobre a gestão de documentos em uma secretaria de escola pública municipal. Espera-se que as práticas transformadoras estejam orientadas para a construção do bem comum, para a inclusão de ações que venham colaborar com os interesses da sociedade bem como na valorização do potencial dos diferentes atores que atuam na gestão pública, enfatizando ainda as habilidades e competências requeridas a estes profissionais.