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    LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RECORTE PARA O TRABALHO COM CRIANÇAS DE 0 A 2 ANOS

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    ANDREZA TCCVERSÃOPOSBANCA.pdf (304.5Kb)
    Data
    2021
    Autor
    Fonseca, Andreza Mara da
    Metadata
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    Resumo
    Este trabalho de conclusão de curso (TCC) deriva de uma inquietação sobre a importância do letramento literário de bebês e crianças pequenas no recorte de 0 a 2 anos. Essa inquietação se origina da minha prática docente e da necessidade de aprofundamento sobre a temática. Interessante pensar nas práticas de leitura e letramento na sala de aula e remotamente desde a infância, além da importância de se iniciar essas práticas, desde os bebês como identificar os pertences, berços, espaços de uso das crianças com seus nomes, fotos e imagens, que podem ampliar o repertório de palavras, incentivar a autonomia e a noção de pertencimento. O objetivo geral desta pesquisa é realizar uma avaliação das pesquisas que abordam a importância e ou necessidade do letramento literário e o relacionam ao recorte de 0 a 2 anos. A metodologia utilizada para essa investigação é de abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico que busca identificar a existência de pesquisas sobre a importância e ou necessidade do trabalho com letramento literário na educação infantil com bebês e crianças pequenas no recorte de 0 a 2 anos. Este trabalho está organizado em 3 capítulos entrelaçando as motivações para o desenvolvimento da pesquisa e as teorias da educação infantil, letramento e letramento literário de bebês. No primeiro capítulo, que é a Introdução, está apresentado o percurso metodológico, as motivações para o trabalho, os objetivos e apontando como foi feita a busca inicial para o desenvolvimento do trabalho. O segundo capítulo intitulado “Educação Infantil: documentos normativos e orientadores” sinaliza as bases normativas, dentre eles as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Base Nacional Comum Curricular, para o trabalho com a infância, além das concepções e conceitos para as práticas pedagógicas nesta etapa da educação básica. Já o terceiro capítulo traz a temática do letramento, letramento literário e sua importância para o desenvolvimento e aprendizagens dos bebês e crianças bem pequenas, ampliação cultural, linguística, sócio-emocional, dentre outras. Por fim, as considerações finais do trabalho que apontam a emergência de pesquisas relacionadas com estas temáticas para a faixa etária estudada.
    URI
    http://hdl.handle.net/123456789/550
    Collections
    • Trabalho de Conclusão de Curso

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