dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso (TCC) deriva de uma inquietação sobre a importância do
letramento literário de bebês e crianças pequenas no recorte de 0 a 2 anos. Essa inquietação se
origina da minha prática docente e da necessidade de aprofundamento sobre a temática.
Interessante pensar nas práticas de leitura e letramento na sala de aula e remotamente desde a
infância, além da importância de se iniciar essas práticas, desde os bebês como identificar os
pertences, berços, espaços de uso das crianças com seus nomes, fotos e imagens, que podem
ampliar o repertório de palavras, incentivar a autonomia e a noção de pertencimento. O
objetivo geral desta pesquisa é realizar uma avaliação das pesquisas que abordam a
importância e ou necessidade do letramento literário e o relacionam ao recorte de 0 a 2 anos.
A metodologia utilizada para essa investigação é de abordagem qualitativa e de cunho
bibliográfico que busca identificar a existência de pesquisas sobre a importância e ou
necessidade do trabalho com letramento literário na educação infantil com bebês e crianças
pequenas no recorte de 0 a 2 anos. Este trabalho está organizado em 3 capítulos entrelaçando
as motivações para o desenvolvimento da pesquisa e as teorias da educação infantil,
letramento e letramento literário de bebês. No primeiro capítulo, que é a Introdução, está
apresentado o percurso metodológico, as motivações para o trabalho, os objetivos e apontando
como foi feita a busca inicial para o desenvolvimento do trabalho. O segundo capítulo
intitulado “Educação Infantil: documentos normativos e orientadores” sinaliza as bases
normativas, dentre eles as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Base Nacional Comum Curricular, para o
trabalho com a infância, além das concepções e conceitos para as práticas pedagógicas nesta
etapa da educação básica. Já o terceiro capítulo traz a temática do letramento, letramento
literário e sua importância para o desenvolvimento e aprendizagens dos bebês e crianças bem
pequenas, ampliação cultural, linguística, sócio-emocional, dentre outras. Por fim, as
considerações finais do trabalho que apontam a emergência de pesquisas relacionadas com
estas temáticas para a faixa etária estudada. | pt_BR |