A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DA CRIANÇA
Resumo
Nos primeiros anos da vida escolar é importante que a criança sinta prazer em aprender e vontade de construir seu próprio conhecimento para que, no suceder dos estudos, seu êxito seja alcançado de forma clara e objetiva. O lúdico desempenha com grande prestígio essa função de transmitir prazer aos discentes; com isto, sendo forte ponto de referência para uma construção do saber voltado para a necessidade do aluno, visando seu sucesso integral como ser inteiro e de desenvolvimento pleno. O lúdico é, para a criança, algo inseparável de sua vida. Ele representa para a mesma não apenas a alegria, mas é um forte aliado em sua aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo maior, apresentar os jogos e brincadeiras como recurso no trabalho com crianças, principalmente no momento de sua alfabetização matemática, momento ímpar de inserção da criança no mundo dos números. Além disso, traz uma amostra de jogos possíveis e significativos para a aprendizagem das crianças das séries iniciais, bem como a possibilidade de demonstrar como os jogos nas escolas podem ser inseridos na alfabetização matemática. Traz também algumas propostas práticas de trabalho com o jogo e algumas considerações que o educador deve ter em mente ao valer-se deste recurso. Portanto, os jogos e brincadeiras despertam não só para o mundo da imaginação, mas também para um mundo recheado de alegria e aprendizagem. Como resultado da pesquisa, pode se perceber o quanto o trabalho com a ludicidade é importante na sala de aula. Entretanto, há muita dificuldade em se implementar esse trabalho como parte da rotina. Assim, fica evidente que os jogos são auxiliares do professor no processo de alfabetização matemática e de possíveis outras aprendizagens, ligadas ao desenvolvimento integral do aluno.