dc.description.abstract | A todo o momento, nos deparamos com a matemática, pois o mundo está norteado com
conceitos matemáticos. Este trabalho tem como objetivo discutir a importância da ludicidade
no ensino da matemática, demonstrando que as atividades lúdicas contribuem para o melhor
desempenho das crianças. A interação social é indispensável para que a criança desenvolva a
lógica e a sua autonomia, sendo assim capaz de dar opiniões, fazer críticas, encontrar soluções
para problemas propostos. Em relação à importância do conceito de zona de desenvolvimento
imediato para Vygotsky é de grande valor, pois é como um instrumento analítico para a
avaliação do desenvolvimento de crianças de escola em conexão com a escolarização. Os
jogos podem ser entendidos como recursos metodológicos para além de verbais ou literários
que auxiliam na resolução de situações-problemas. Eles podem servir para a recriação do
objeto (HEDEGAARD, 1996, p. 345). De acordo com Souza (2013, p. 21), o jogo torna as
aulas mais vivas, dinâmicas e atrativas, possibilitando à criança a ampliação de
conhecimentos e facilitando o processo de ensino e aprendizado, já que leva a um aprendizado
expressivo, gradativo e eficaz. | pt_BR |