dc.description.abstract | O presente trabalho aborda a utilização do Cubo Mágico por professores em sala de aula como um recurso didático estratégico no processo de ensino dos conteúdos da Matemática, principalmente, nos assuntos relacionados à empregabilidade dos algoritmos e suas funcionalidades, como por exemplo: nos estudos de geometria espacial, em probabilidade, frações e álgebra. O dinamismo desse quebra-cabeça, o Cubo Mágico, como uma ferramenta facilitadora tende a instigar a aprendizagem pela Matemática, tornando o processo de ensino ainda mais prazeroso e significativo. Notoriamente, a sua aplicabilidade torna-se eficiente, despertando nos discentes maior motivação e interesse pelos conteúdos disciplinares abordados, desenvolvendo o raciocínio lógico e, por consequência, aferindo ao trabalho da escola e dos professores melhores resultados, pois, uma vez que os alunos se mostram mais comprometidos com os estudos, apresentarão maior produtividade nas atividades desenvolvidas. Com o intuito de explorar esse ambiente educacional, onde atividades pedagógicas com materiais, brincadeiras e outros diversos recursos lúdicos fazem parte da construção do conhecimento crítico e conciso dos educandos e também dos professores, esse trabalho é baseado em revisões bibliográficas e assuntos correlatos, e, para exemplificar a teoria, informações sobre como solucionar o Cubo Mágico, por meio dos algoritmos, serão apresentadas. | pt_BR |