dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo apresentar uma revisão bibliográfica e documental acerca
das competências a respeito das reais atribuições da função de gestor. Assim, definirá as
competências e o papel do gestor no equilíbrio que envolve a gestão pedagógica e
administrativo/financeira juntamente a uma gestão democrática e participativa da
comunidade. Fica evidente, que as escolas em conjunto com a SRE Uberlândia,
demonstram nas capacitações e orientações, pouco conhecimento e habilidades exigidas
ao gestor para que o contexto dos avanços se tornem mais eficientes na gestão escolar e
no papel de gestor das finanças públicas das escolas estaduais sob a jurisdição da
Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia - MG. Desse modo, foram analisados
aspectos relevantes da gestão com base em estudos propostos por LÜCK, LIBÂNEO,
SILVA, dentre outros, que serviram como um norte para uma análise a significativos no
ensino aprendizagem, bem como na transparência das finanças públicas. Concluiu-se que
diante dos aspectos propostos por estes autores e análise das escolas estaduais da SRE
Uberlândia, tornam-se necessárias melhorias na atuação do gestor na área pedagógica e
administrativa, que deve deixar de apenas exercer as atribuições burocráticas de seu cargo
visando uma forma mais articuladora no processo de gestão escolar. | pt_BR |