dc.description.abstract | A gestão de documentos traz inúmeros benefícios para as instituições que delas se utilizam,
cumprido o papel do poder público em promovê-la, bem como salvaguardar os documentos
de arquivos, servindo de suporte a tomada de decisão, a cultura, ao progresso científico, além
de ser informativo e probatório, porém a falta de recursos públicos necessários a sua
implantação atualmente é reflexo da crise econômica vivida pelo Brasil, amplificando os
entraves para sua execução. A questão central que orienta este trabalho consiste em verificar
empiricamente se é possível que a gestão de documentos seja empregada pelos gestores
públicos como dispositivo para promover a racionalidade no uso de recursos públicos na PróReitoria de Graduação (PROGRAD) e por consequência na Universidade Federal de Minas
Gerais (UFMG)?. A pesquisa é qualitativa, caracterizada como indutiva afinal as abstrações
são construídas a partir dos dados e descritiva, pois apresenta relatos de acontecimentos
através de definições que o ambiente evidencia. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas
com os servidores e um ex-servidor da Universidade, com observação participante, já que há
contato com o grupo estudado, por fim foi imprescindível a pesquisa documental para maior
entendimento sobre a instituição. Os resultados obtidos permitiram identificar que no caso
estudado a gestão de documentos proporcionou o uso racional dos recursos públicos, assim
como houve apoio institucional para realização do trabalho, planejamento para sua efetivação
e continuidade, bem como soluções foram encontradas mesmo diante das dificuldades, o que
possibilitou conquistas relacionadas à organização e controle da documentação, visando
sempre o acesso ágil e preciso. | pt_BR |