dc.description.abstract | Este trabalho faz uma análise das estratégias e planejamento elaborado pela Empresa
Brasileira de Correios e Telégrafos, relatando se serão suficientes para manter a empresa
competitiva no mercado nos próximos anos. O autor apresenta as principais ações
desenvolvidas pelos Correios para que essas estratégias alcancem o resultado planejado. As
ações iniciaram com uma reestruturação da empresa no mercado, através da modernização da
sua logo e a comercialização de produtos e serviços que atendessem as demandas dos clientes,
mas que também desse a empresa uma sustentabilidade financeira. Apesar de prestar serviço
público de interesse social, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos não recebe
subsídios financeiro do Governo e depende de suas próprias receitas para sobreviver. Os
seguimentos de encomendas e logística tendem a ser o melhor caminho para a manutenção da
empresa no mercado com competitividade por muitos anos. O trabalho foi elaborado através
de pesquisa bibliográfica, análise documental e observação participante como instrumento de
coletas de dados. Além de um histórico da empresa, o trabalho também traz uma discussão
sobre planejamento e planejamento estratégico, análise SWOT e as cinco forças competitivas
de Porter, onde essas técnicas são aplicadas nos Correios para elaboração dessa análise. O
trabalho alerta que é necessária uma avaliação constante do planejamento e a construção de
cenários para antecipar os acontecimentos e dele tirar proveitos. | pt_BR |